Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 11 de novembro de 2017

"Encontro Nacional de Direitos Humanos estabelece pauta prioritária para o setor"

Demarcação de terras indígenas e quilombolas, políticas para menores que cumpriram medidas socioeducativas e combate à violência contra as populações LGBT estão entre os temas definidos.
Especialistas em direitos humanos pediram, nesta quinta-feira (09), que o governo federal adote políticas públicas de demarcação de terras indígenas e quilombolas.
Eles defenderam a manutenção do decreto 4887/03, que define regras para a demarcação de terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas.
Em 2004, o DEM entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando a validade do decreto. A questão ainda é discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que pode julgar a constitucionalidade da medida nos próximos dias. 

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Encontro Nacional de Direitos Humanos 2017
Deputado Paulão (C), durante o encerramento do encontro, reclamou da pauta anticivilizatória da Câmara
Durante encerramento do Encontro Nacional de Direitos Humanos 2017, o deputado Paulão (PT-AL) repudiou a derrubada do decreto.
“Isso seria um caos social para centenas e milhares de comunidades. A questão da luta agrária e a violência no campo que aumentou somadas a uma pauta reativa nesta Casa, onde você tem uma pauta anticivilizatória”, reagiu o parlamentar que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Especialistas e parlamentares que participaram do evento também cobraram do Executivo políticas de acesso à educação e ao trabalho direcionadas a adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas.
“Cada vez mais aceita-se como natural que existam vidas matáveis, que a cada momento são seletivamente escolhidas pelo sistema de morte”, diz a carta de intenções elaborada pelas comissões de Direitos Humanos da Câmara, de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), em conjunto com a sociedade civil.
Eles condenaram a aprovação das propostas do pacote de segurança pública, entre elas o Projeto de Lei 2862/04que retira do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) o atenuante obrigatório da pena para agentes menores de 21 anos. O texto foi aprovado nesta terça-feira (07) pelo Plenário da Câmara.
O deputado Wadih Damous (PT-RJ) repudiou a aprovação dessa medida. “Propostas como essa passam despercebidas, só se começa a perceber os efeitos quando os verdadeiros destinatários, que são os nossos jovens negros e pobres, favelados começam a sentir na pele”, disse.
Minorias
O grupo de especialistas também sugeriu a criação de banco de dados com informações sobre homicídio, lesão corporal, bullying e outras formas de violência contra as populações LGBT. 

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Encontro Nacional de Direitos Humanos 2017
Ativistas LGBT dizem que momento é de recrudescimento da intolerância
Para o ativista dos direitos de LGBTI, Toni Reis, o momento atual é de recrudescimento da intolerância contra negros, mulheres, e sobretudo a comunidade LGBTI.
“Há um caso recente, no interior de São Paulo, de um irmão que foi defender a irmã por ser transexual e acabou sendo barbaramente assassinado. É esse tipo de violência que precisamos combater”, alertou.
Já a diretora de direitos humanos na Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), Deyse Marcelo, condenou o enfraquecimento da garantia à liberdade religiosa
“Nós temos diferentes terreiros de matriz africana, umbanda e candomblé, sendo depredados e destruídos por traficantes armados que se auto intitulam 'Traficantes de Cristo’. Não só depredam, como proíbem, nesses terreiros, os pais e mães de santo de realizarem seus preceitos, realizarem o seu culto”, relatou a psicóloga.
Outra questão destacada foi a garantia dos direitos da população em situação de rua, como forma de combater “violações e extermínios” cometidos contra essas pessoas. Para tanto, os especialistas apoiaram o Projeto de Lei 5740/16, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua.
Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Geórgia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos