Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"NOBRES: A Arte de ensinar ,através da Arte na Escola Nilo Povoas"

A arte na infância propicia a criança, a dar início à coordenação das expressões partindo da composição do seu mundo, por meio da percepção. A criança, por meio do fazer, reordena elementos extraídos da realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social. A educadora Zaira Valandro e vereadora também por Nobres é um exemplo em que educar através da arte faz o contato com a arte por meio do desenho, da pintura, dos jogos, do lúdico, faz com que a criança selecione os aspectos de sua experiência e articulado com o legado cultural e quando estimulado a criança desenvolve-a de forma progressiva e completa. A arte engloba todas as concepções, expressões, e espectro de sensibilidade do ser humano de como ele permite expressar uma idéia ou emoções.  Educadores cita que a arte é um fazer- A arte é um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, se transforma a matéria oferecida pela natureza e pela cultura. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida regularmente a um fim, pode chama- se artística. 

Para professores, as pessoas participam de vários meios que se entrelaçam algumas vezes se sobrepõem e outras podem se conflitar, possibilitando, com esse movimento, o desenvolvimento das linguagens expressivas. A arte é uma maneira que possibilita o ser humano de expressar suas emoções, sua historicidade, manifestações culturais de diversos padrões estéticos. 
Para que a arte tenha uma história, espera-se dela não só um caráter atemporal, mas também algum tipo de seqüência ou progressão, já que é isso que “ história” sugere. Nossos livros de história estão repletos de eventos do passado que nos são apresentados quer como parte de um movimento continuo em direção ao progresso quer como historias de grandes homens ou de épocas que se destacar das outras por exemplos o Renascimento Italiano ou Iluminismo. Com relação a essas formas cristalizada de pensar sobre o passado, a história da arte e não nos desaponta no encontro dessas duas vertentes, podemos ver como a história reorganiza a experiência visual, fazendo com que assuma uma séria de forma. 
A arte evolucionou e ocupando um ambiente amplo em nossa sociedade, sendo algumas representações da arte imprescindíveis como é a música.  
As expressões artísticas é um fator decisivo para a construção do saber, para o desenvolvimento humano individual e social. Através das diferentes dinâmicas o educador artístico pode trabalhar as sensibilizações, as expressões orais e corporais, interpretações, comunicações enfim a criatividade. Além disso, a Arte nos ajuda a compreender as condições íntimas dos indivíduos, uma vez que, através dos seus sentimentos expressam por múltiplos meios das diversas linguagens artísticas , seja ela a música, dança teatro e artes visuais.  
A arte humaniza e socializa tanto no processo de ensino aprendizado utilização por meio educacional quando na sociedade em geral, seja ela desenvolvida através da dança, teatro, música, pintura, arte- educação e museus, etc., pois se temos consciência de que a educação é a base estrutural, juntamente com a família, de uma sociedade plena, também temos consciência de que precisamos cada vez mais desta oferta para as condições de vivência social. 

Segundo Bueno,a arte também tem a função de apresentar o visual, o musical, o corporal, enfim, é através da “arte” em mãos ( e também nossos olhos) podemos portanto, fazer grandes descobertas.  

A arte em si busca preserva a importantes riquezas artísticas, ela exatamente reuni todas as dimensões humanas, emotiva, racional, mística, expressões corporais, etc., proporcionando uma experiência única, e insubstituível por qualquer área do conhecimento, a arte é fundamental na construção da identidade do individuo e de toda uma sociedade, e propicia conhecermos novas culturas e é através disso que percebermos a nossa particularidade artística e cultural.
Da Redação Caminho Politico
Foto Régis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos