Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

“NOBRES: Prefeitura e parceiros conscientiza a proteção do patrimônio ambiental dos rios Nobres e Serragem, através de limpeza e plantio de árvores "

Nesta quarta-feira (15) uma ação organizada pela Secretária de Agricultura de Nobres, através do seu secretário Dênis Campos e toda equipe da secretaria e demais parceiros, se uniram mais uma vez ao longo desses 20 anos para o mutirão de limpeza e recuperação das margens com assoreamento dos rios nobres e serragem, para limpeza e plantio de mudas de árvores. A Prefeitura através de suas secretarias realiza há vários anos um importante trabalho de recuperação da vegetação às margens de rios: Nobres e Serragem. Até agora, mais de 8000 mudas foram plantadas às margens de rios e mananciais de abastecimento para garantir a recomposição florestal e a qualidade da água nestes últimos anos, beneficiando não só o meio ambiente, mas também toda população nobrense. São duas as principais vertentes que são trabalhadas: a primeira é a recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas, e a segunda, é o abandono de áreas para que a vegetação se recomponha naturalmente.
A vegetação de Matas Ciliares cumpre também o seu papel no combate ao aquecimento global com o registro, até a presente data, da captura de mais de 1,5 milhões de toneladas de CO2, além dos intensos mutirões de limpeza dos rios para retirada de lixos. Dênis Campos explica e orienta os moradores ribeirinhos das margens do rio nobres a importância da Mata ciliar e sua formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes a proteção ambiental.
A recuperação integral das margens desses rios deve ser concluída até 2020. Todos os estudos fazem parte do embasamento científico do processo de recuperação, constituído por uma série de avaliações científicas e sociais que visam orientar a tomada de decisões relativas à remediação a médio e longo prazos. Esse trabalho integra o Plano de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI) e é realizado em parceria com Empresas, Instituições Religiosas, Grupos organizados da sociedade como Rotary Club, Câmara Municipal, Ongs, ESAN – Empresa de Saneamento de Nobres e a Prefeitura Municipal de Nobres. Participaram dessa ação o Coordenador Municipal de Agricultura, Dênis Campos, Clovis Dalla Veccia , Walter “Cipó” e Gilson Queiroz, representando a Secretária Municipal de Tributos, Secretária Municipal de Administração, Mara Lurdes Ohlweiler, representantes da Câmara Municipal, Vereador André Avelino Bezerra (PSDB) e Ronivaldo Nascimento, o Nem da Coqueiral (PSD), o Professor Arnaldo, representando a Escola Estadual Inocência Rachid Jaudy, o Clube dos Desbravadores (da Igreja Adventista do 7º Dia), o grupo GDM e Rotary Club através do Empresário Alan da Catarinense e voluntariado, a imprensa através do Jornal Tribuna de Nobres, dos sites KM News e Caminho Político e finalizando a ESAN - Empresa de Saneamento de Nobres. Representando o Rotary, o empresário Alan Odorizzi das Lojas Catarinenses de Materiais de construção em Nobres, é um dos que está à frente dessa ação a muitos anos, apoiando e participando ativamente das ações direta e coordenando os trabalhos e além de estar fazendo uma ação concreta no resultado ao longo desses anos, tanto por retirar o lixo intenso do rio e das margens e ver de perto a realidade e a situação dos rios que abastecem a população nobrense, finalizou Odorizzi. O Vereador Dr, André Bezerra relata que no caso do reflorestamento nas margens, além da função física, de construção civil, de segurar a barranca com suas raízes, as espécies plantadas nas margens também protegem a vegetação lateral do rio, que é a chamada mata ciliar. Além de não perder solo, que pode assorear o rio”, explica Dr. André. Já o vereador Nem da Coqueiral diz que a floresta replantada na margem do rio também ajuda a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas. No caso das nascentes, o reflorestamento tem como objetivo evitar o ressecamento dos olhos d’água. Foram retiradas aproximadamente mais de 1.800 quilos de lixo de dentro do Rio Nobres. Os voluntários também plantaram cerca de 80 mudas de árvores as margens deste rio em trecho bem assoriados, finalizando a coleta e plantio nos fundos da Associação dos Caminhoneiros nas proximidades do Posto Xaxim.
Da Redação Caminho Politico
Fotos Régis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário