O pico de visitação turística da mesquita ocorreu durante a Copa de 2014. Com o pé direito e recitando a palavra “BismiLLah”, que significa “em nome de Allah”, entramos na Mesquita Mulçumana em Cuiabá, acompanhados do líder religioso do templo Sheik, Abdulssalam Almansori, para conhecer a beleza, a cultura e a fé de um povo, que ajudou na construção da sociedade cuiabana. O pico de visitação turística da mesquita ocorreu durante a Copa de 2014, recebendo centenas de visitantes, em sua maioria, oriundos dos países que jogaram aqui.
Construção
Ele ainda relata que seu pai chegou em Cuiabá em 1958 e foi um dos incentivadores para a construção da mesquita, como muitas outras famílias que começaram a vida aqui de forma humilde e hoje contribuem com seus impostos para ter uma Cuiabá próspera e com qualidade de vida para todos os cidadãos que aqui vivem. “Eu nasci aqui e fui criado no Líbano, minha esposa e meus filhos são cuiabanos e somos muito felizes aqui. Quando você tira seu sustento do lugar onde você mora, você automaticamente é daquele lugar. Você quer vê-lo bem, em paz e feliz. Eu tenho muito carinho por esse país e por essa cidade. Aqui temos liberdade religiosa e étnica, apesar dos problemas sociais. E aproveito para convidar as pessoas que queiram conhecer um pouco da nossa história a vir ao nosso templo”, concluiu Zeher.
Conhecendo as práticas e costumes
As práticas do Islã é baseada nos cinco pilares, que um muçulmano deve colocar em prática e tornar sua fé completa. São eles: Shahada, que é a declaração de fé, seguido do Salat, que são as orações diárias (cinco), depois o Zkat que é praticar a caridade aos mais necessitados, o quarto é o Saum o Jejum durante o Ramadan e o Haji que é a peregrinação para Makkah (Meca – cidade da Arábia Saudita). Normalmente, o local é aberto cinco vezes ao dia para a prática do “Salat”. Para os muçulmanos que seguem à risca os princípios do islamismo, devendo ser cumprido, ao amanhecer, ao meio dia, no meio e final da tarde e à noite, como forma de professar a fé em Allah e delinear o tom do dia. Como a mesquita é a casa sagrada dos muçulmanos, no qual eles recriam a presença divina na terra, é importante que o visitante ofereça à mesquita o mesmo nível de reverência que daria em qualquer outro lugar de adoração, mas adicione os comportamentos necessários e o estilo da roupa ao adentrar ao espaço.
Recomendações
Saiba que homens e mulheres oram separadamente, em diferentes lugares na mesquita. Procure por entradas separadas para homens e mulheres. Entre na mesquita descalço. Pise primeiramente com o seu pé direito e recite a benção para Maomé.
ALESSANDRA BARBOSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário