Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

"CULTURA: Café da manhã com sabor de modernidade e tradição cuiabana"

Diz o ditado que se você quiser conhecer a alma de um escritor, basta dar uma espiada em sua biblioteca. Já, a alma do cozinheiro é observada pela origem de suas receitas. Com um cardápio que exala os sabores e a história de Mato Grosso, o chef levergense, Thadeu Morelly, desperta a atenção do público ao proporcionar um dos cafés da manhã mais tradicionais de Cuiabá – e, de quebra, também oferecer um refúgio da vida cosmopolita. Em sua cozinha, cada quitute equivale a um carinho. Bolos de arroz, chipas, bolos de queijo, quiches e tortas frias de frango, bem como bolos de laranja, cenoura com calda de chocolate, fubá e inglês, chegam à mesa da “Morelly Bolos e Cia” com uma dose extra de afeto. Também entram em cena uma infinidade de bebidas como cafés, sucos e chás quentes e gelados. Isto, todos os sábados, domingos e feriados no tradicional bairro Dom Aquino. O tempero das mãos habilidosas de Thadeu já conta, há algum tempo, com o aval de familiares, amigos mais próximos e participantes de eventos em que já assinou o menu. A propósito, construir o sabor que irá tocar o coração das pessoas é uma das missões que ele abraçou desde cedo – ainda na infância. “Desde criança, observava as pessoas da minha família mexendo com comida e praticava junto. Com o tempo, fui experimentando sabores e me aprimorando sozinho. Comecei a fazer receitas para festas de aniversário de parentes. Mas, logo busquei cursos – tanto em Cuiabá quanto em São Paulo. Queria me profissionalizar. Mas, acima de tudo, levo comigo que cozinhar é uma arte. É amor. Tem que gostar de fazer. Eu faço com prazer e isso faz toda a diferença”, explica.
BOLO DE ARROZ – Com um sorriso no rosto, Thadeu relembra que sempre sentiu fascínio diante dos cadernos de receitas de seus entes queridos e revela um segredo: fez de uma solitária folha com anotações já amareladas e esquecidas no armário de uma amiga, a base para uma de suas receitas mais famosas, o bolo de arroz. “Ela estava abandonada na casa da minha amiga em Santo Antônio do Leverger. Pedi autorização para testá-la e logo a receita ganhou a minha versão. Meu bolo de arroz une tradição e modernidade. Ele tem um modo de preparo diferente. Comecei produzindo para os mais próximos, mas em pouco tempo já estava vendendo. Inclusive, nas festas em Varginha, em que chegava a vender até duas mil unidades. As pessoas costumam gostar e elogiar bastante minha receita”, revela.
Há oito meses, o quitute pode ser desfrutado em seu estabelecimento – que, por sua vez, é fruto de uma epifania culinária. “Tudo surgiu de um sonho, literalmente. Acordei de madrugada com uma voz na minha mente que dizia ‘você ainda vai empreender vendendo bolo de arroz’. Juntei dinheiro e comecei a comprar materiais com o objetivo de montar um negócio. Aos poucos, consegui materializá-lo e no boca a boca fui ganhando novos clientes. Atualmente, o local tem capacidade para 40 pessoas”, comenta.
ROTINA – Toda semana, ele dedica seu tempo e amor à alquimia de harmonizar ingredientes que pretendem agradar os paladares exigentes de quem aprecia regionalidade e uma boa experiência gastronômica. Tudo começa na véspera dos dias de funcionamento, quando começa a preparar os bolos que estarão presentes no cardápio do final de semana e serão desenformados na manhã seguinte.
Aos sábados, domingos e feriados, o clássico cheiro do café e demais bebidas começam a invadir o local logo às 3h – horário em que começa um novo ritual. “Engarrafo e deixo pronto para servir. As massas dos bolos de arroz e queijo, previamente preparadas, abandonam o freezer e ganham o forno lá pelas 4h30-5h. Isto, para que o café da manhã seja servido às 6h. Sob encomenda, o famoso revirado cuiabano também entra no cardápio. “Faço tudo com muito carinho. Quero crescer – e, com isso, um dia, empregar as pessoas e retribuir todo o apoio que já recebi”, pondera.
SERVIÇO – Localizada na rua General Camisão, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, a “Morelly Bolos e Cia” funciona aos sábados, domingos e feriados das 6h às 11h30. Mais informações pela fan page www.facebook.com/morellybolosecia ou pelo telefone (65) 99288-0545.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos