Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 3 de dezembro de 2017

"OPINIÃO: Foco em você e não na doença"

Somos únicos, isso é inegável e se você observar a sua volta irá perceber que mesmo entre membros de uma mesma família determinados alimentos fazem bem para um e não fazem bem para outro. É muito comum conhecermos pessoas que se ingerirem café do meio da tarde em diante vão relatar dificuldade para dormir e outras pessoas que bebem café o dia todo e não relatam nenhum problema ao dormir. Como que isso se explica? Somente a individualidade bioquímica pode trazer luz a esta questão.
Da mesma forma que algumas pessoas se arriscam em dietas da moda e têm um relativo resultado imediato e outras não. Nós programamos nosso corpo com os alimentos que ingerimos e os estímulos que lhe proporcionamos; quão melhor for esta ingestão, melhor será a qualidade de vida. A Medicina Ocidental tem esta visão sobre a doença, sobre o problema e fomos acostumados a pensar desta forma. Se temos uma dor de cabeça, tomamos remédio para dor de cabeça. Este remédio ocasionalmente causa uma dor de estômago e lá vamos nós tomar remédio para dor de estômago e este ciclo não tem fim. Como poderá o indivíduo emagrecer se seu intestino não funcionar corretamente, sem absorver os nutrientes corretos e sem oferecer a barreira natural que deveria às toxinas que transitam pelo trato gastrointestinal? Em desequilíbrio, o corpo irá reagir com inflamações, problemas de funcionamento, fraqueza do sistema imunológico etc. Emagrecer neste caso será uma consequência do bom funcionamento do corpo todo. Cada alimento que ingerimos irá ser digerido, interagir com o organismo e interagir com outros alimentos ingeridos. Garantir que estas interações sejam positivas e proporcionem bem-estar e equilíbrio no corpo humano é o que se busca com a nutrição funcional. O nutriente tem que estar na hora certa, no lugar certo, na quantidade correta para proporcionar seu melhor aproveitamento e consequente benefício para o corpo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Não estar doente não significa estar saudável. Saudável é ter o corpo em pleno funcionamento, ter disposição, não expor o organismo a fatores estressantes, buscar equilíbrio e estar feliz. Das funcionalidades mais básicas e vitais como o batimento cardíaco ou a condução de estímulos elétricos pelo sistema neurológico até ao estado emocional que é multifatorial e complexo, a nutrição tem um papel importante na busca do melhor para cada indivíduo, sempre.
Wania Monteiro de Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos