Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

"Angola: Jornalistas boicotam cobertura de debates parlamentares"

Angola Luanda Nationalversammlung (Getty Images/AFP/A. Jocard)Jornalistas de órgãos privados vão aderir ao apelo de boicote à cobertura de debates parlamentares feito pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos. Eles queixam-se de limitações e maus-tratos por parte do Parlamento. Aproxima-se a sessão do Parlamento angolano prevista para o dia 18 deste Janeiro, onde será debatido e aprovado na generalidade o primeiro Orçamento Geral do Estado (OGE) da era João Lourenço. Mas, neste dia, os órgãos de comunicação social privados não deverão fazer a cobertura. Esta seria uma forma de protesto contra o que consideram ser humilhações e proibição no acesso à sala onde decorrem os debates. O diretor do semanário Expansão, Carlos Rosado de Carvalho, diz que na Casa das Leis os jornalistas são tratados como gado e por isso se juntou ao apelo do Sindicato para defender o direito à informação. E ele conta: "Somos confinados a uma pequena sala, não temos acesso às fontes e, portanto, é uma coisa que é verdadeiramente incrível que não pode continuar."Carvalho mostra o seu desapontamento: "O que estamos a fazer é uma situação também de recurso, o ideal seria que as coisas fossem resolvidas. Mas efetivamente os serviços de apoio da Assembleia tem tomado uma posição que não deixa outra alternativa aos jornalistas, senão enveredar por esta forma. Em nenhum país democrático acontece isso”.
Parlamento ignora queixas dos jornalistas
Carlos Rosado de CarvalhoO diretor para informação da Radio Comercial Despertar, Queirós Chiluvia, diz que são várias as denúncias e reclamações sobre os maus-tratos contra os jornalistas que a direção da Assembleia Nacional tem ignorado. E por isso diz que não resta outra saída aos profissionais da sua emissora senão o boicote. E Chiluvia também denuncia que "os profissionais da Rádio Despertar têm sido vítimas de descriminação e humilhação na Assembleia Nacional, órgão que por sinal tem a vocação de aprovar leis." E ele garante: "E todos os profissionais da Rádio Despertar estão de acordo com esta decisão do Sindicato dos Jornalistas Angolanos”.
Luta
William Tonet, diretor do jornal Folha 8, afirmou que o boicote a próxima sessão do Parlamento será uma luta pelo direito à informação e pela dignidade dos jornalistas. "Se quisermos liberdade imprensa, liberdade de expressão e transparência, os jornalistas não podem ser tratados como pessoas menores, como profissionais menores, sem qualquer tipo de dignidade. Portanto, a melhor forma é os órgãos não só não comparecerem, como também não reportarem, porque se não formos a defender a nossa classe ninguém o fará por nós”, defende Tonet. A Radio Ecclesia e o jornal O País são outros órgãos que abraçaram o apelo do Sindicato para o boicote. A DW África contactou os responsáveis de informação da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional de Angola (RNA), mas não obteve resposta.
Carlos Rosado de Carvalho, diretor do semanário Expansão
Nelson Francisco Sul (Luanda)cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos