Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 28 de janeiro de 2018

"ARTIGO: A volta da fome"

Resultado de imagem para DR ROSINHA"Vejo, principalmente aos domingos, uma ou mais pessoas remexendo o lixo, em busca do que comer. Todas às vezes que vejo isso sou tomado de indignação. Lógico que, ao ler a frase acima, vai ter um idiota perguntando: 'e por que você não dá de comer para essas pessoas?'.O que eu imaginava extinto voltou a ocorrer, principalmente nos dois últimos anos: ver pessoas (homens, mulheres e crianças) remexendo o lixo em busca de comida. Costumeiramente vejo, principalmente aos domingos, talvez por ficar em casa pela manhã, uma ou mais pessoas remexendo o lixo, logo cedo, em busca do que comer. Todas às vezes que vejo isto sou tomado de indignação. Lógico que​, ao ler a frase acima, vai ter um idiota perguntando: “​e por que você não dá de comer para essas pessoas?”. Digo idiota porque só quem pensa que a solução passa pela filantropia individual é idiota ou um completo alienado​. Não sei se há muita diferença de um para o outro. A resposta para acabar com a fome passa pelas políticas públicas e não pela pura e simples filantropia. A filantropia presta ação emergencial, mas não resolve ​o problema​.
Domingo, 14 de janeiro, logo cedo vi aqui na frente de casa um cidadão, jovem (menos de 40 anos), com boa musculatura, parecia ter feito halterofilismo, revirando o lixo em busca de comida. Sei que buscava comida porque recolheu alguma coisa do lixo e começou a comer. Uma parte do que encontrou comeu, outra guardou. Saiu claudicando e remexendo as lixeiras aqui da rua: o que encontrava de comida comia, ou separava para levar. Essa triste cena me trouxe ​à mente muitas passagens que já li, vi ou ouvi. Dos que li, me trouxe o poema “O Bicho” de Manuel Bandeira, os livros A pele, de Curzio Malaparte, e Geopolítica da Fome e Geografia da Fome, de Josué de Castro.
“O Bicho” de Manuel Bandeira é muito representativo:
Vi ontem um bicho / Na imundície do pátio / Catando comida entre os detritos. // Quando achava alguma coisa, / Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade. // O bicho não era um cão, / Não era um gato, / Não era um rato. // O bicho, meu Deus, era um homem. Comportamento igual tinha ‘o bicho’ aqui da frente de casa.
Muitos descreveram a fome, seja de maneira poética, romanceada, ficcional, traumática ou realista. Entre eles, Curzio Malaparte. Em A pele, que li ​há mais de 30 anos, ​e que também virou filme, Malaparte faz um relato do que é o pós-guerra na Itália, de como o ser humano se comportava​ para sobreviver. Se, durante a guerra, luta com bravura e dignidade pela vida, no pós-guerra, para sobreviver, se vende, trapaceia e vende até os filhos, para servir de objetos sexuais. O ser humano deixa de ser humano, deixa de ser um bicho que defende o filhote e/ou a manada e passa a ser a pior das coisas. Digo a pior das coisas porque perde as características do humanismo. Vira uma coisa querendo sobreviver. ​Em seu​ Geopolítica da Fome, Josué de Castro escreve que, na “luta pela obtenção do pão-nosso-de-cada-dia”, o homem, “este animal pretensiosamente superior”​, não obteve uma vitória decisiva na luta pela própria subsistência. Como define Josué de Castro​, este animal que é pretensiosamente superior, não o é porque é egoísta e individualista. Luta pela sobrevivência de maneira individual, disputando privilégios com seu semelhante e​, se preciso, para manter os privilégios ou obter outros, mata o seu semelhante. Quando no Brasil passou-se a construir um mínimo de igualdades de direitos, como o de comer, foi construído um golpe. Quando no horizonte foi visualizada a possibilidade de todos e todas, independente​mente da classe social, terem os mesmos direitos, sob a égide do combate ​à corrupção, os maiores corruptos da história do país deram um g​olpe de Estado. Esses homens/bichos/coisas são vítimas desses golpistas. São vítimas do capitalismo, onde impera a lei do individualismo e do egoísmo. A lei do ter tudo a qualquer custo, mesmo que parte da população passe fome. Até o golpe​, havia políticas públicas ativas de combate à fome. Não há mais. Em menos de dois anos​, Temer, seus apoiadores (PSDB, PMDB, PP, PTB, Solidariedade, PPS, PSC, PSL, PSD, et caterva) e os golpistas, entre quais os batedores de panelas, os que se vestiram de verde e amarelo, alguns juízes, e vários procuradores e ​policiais ​federais destruíram o Brasil e construíram a volta da fome, que estava de partida, entre os brasileiros. Claro que não atuaram ​sozinhos​, tiveram o apoio da mídia (Rede Globo) e do capital internacional.
Dr. Rosinha Médico, com especialização em Pediatria, Saúde Pública e Medicina do Trabalho, destacou-se como líder sindical antes de se eleger vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados, pelo PT do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos