Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

"Condenado, preso ou livre, Lula é fator mais relevante da eleição 2018”, diz cientista política"

O ano de 2017 foi politicamente conturbado no Brasil e 2018 promete ser ainda mais movimentado. Para fazer uma análise desse cenário, a RFI Convida a cientista política Mara Telles, professora e pesquisadora do Departamento de Política da UFMG.   Segundo ela, o que melhor caracterizou o Brasil e o mundo politicamente no ano que passou foi a perda da confiança na democracia. “Tanto o Brasil quanto outros países estão num processo de ‘des-democratização’. Tomava-se como certa a democracia e seus valores, eleições livres e competitivas, Estado de direito, direitos humanos e liberdades civis eram instituições consolidadas nas sociedades ocidentais e no Brasil, e que isso iria se expandir em 2016 e 2017. Depois do impeachment da presidente [Dilma Rousseff] não foi isso que aconteceu”, avalia Telles.   “Essa lógica de uma democracia liberal, nascida na década de 1980, está sendo colocada em xeque. Vemos no Brasil líderes de movimentos e partidos populistas de tendência antiliberal ganhando mais espaço na opinião pública e ocupando classificações importantes na corrida eleitoral prevista para 2018”, pontua a especialista.  
Avanço do populismo: perspectivas para 2018  
A professora observa que a geração nascida nos anos 1980 e 1990 demonstra menos apoio à democracia e parte deste público tem se deixado seduzir por candidatos de perfil populista autoritário, como é o caso de Jair Bolsonaro. “Bolsonaro ameaça a democracia porque desafia seus valores-chave, como o pluralismo, a tolerância social”, explica.  
Condenação de Lula?  
A pesquisadora observa que, neste contexto, a presença do ex-presidente Lula no pleito será "um fator importante nas eleições", sendo ele condenado ou não. “O ex-presidente Lula hoje tem um capital político muito forte. As últimas pesquisas do Ipsos apontam que ele seria quase eleito no primeiro turno. Se condenado, ele deve ter a possibilidade de transferir cerca de 40% dos seus eleitores para um outro candidato, ou seja, ele é ainda a principal variável, o principal fator eleitoral em 2018, seja condenado, preso ou livre. Ele é o elemento mais relevante da disputa de 2018”, ressalta a cientista política.   "Mas a condenação me parece ser o que está previsto em seu segundo julgamento em 24 de janeiro. Alguns juízes da 4ª TRF [Tribunal Regional Federal da 4ª Região] já disseram à imprensa que o prognóstico é que ele venha novamente a ser condenado e que saia do processo eleitoral, o que vai gerar muita incerteza”, analisa Telles.  A pesquisadora sublinha que o PT e PSDB estão bastante fragilizados perante a opinião pública - o PSDB não consegue sair dos 8% de aprovação e de intenção de voto. "Nesse sentido, o crescimento de um candidato antipolítica, de um outsider, de um empresário qualquer, ou de alguém com outro capital não político pode também aparecer e surgir nas eleições de 2018”, afirma.  
Indulto de Natal de Temer, responsabilidade da mídia  
O Brasil termina o ano com o indulto de Natal de um presidente impopular, uma medida muito criticada pela operação Lava-Jato. Como que fica para os brasileiros a leitura desse indulto, considerado um retrocesso no combate à corrupção? Para Mara Telles, “a confiança no Congresso é baixíssima, existe uma aversão à classe política brasileira em geral, produzida também em função do papel que a mídia vem exercendo de descaracterizar a classe política como um reino exclusivo da corrupção e, com esse indulto, dado por um presidente que poderia ser investigado, que não o foi, e que conseguiu maioria no Congresso, só aumenta a desconfiança no Congresso”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos