Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

"ARTIGO: CPI do Paletó e a forma indecorosa"

A primeira oitiva da chamada “CPI do Paletó”, instalada na Câmara Municipal de Cuiabá, não contou com a presença do primeiro convocado para depor, o senhor Valdecir Cardoso de Almeida. Ele foi o responsável por instalar as câmeras na sala do chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, que filmaram vários deputados estaduais recebendo grande quantidade de dinheiro vivo. Contudo, Valdecir não compareceu à oitiva que seria realizada na sessão ordinária desta terça-feira (7), alegando por meio de um ofício – entregue ao gabinete do vereador Adevair Cabral (PSDB), membro da CPI, ao invés de protocolizar junto ao gabinete do vereador Marcelo Bussiki (PSB), presidente da comissão – que estaria em viagem familiar. Trata-se também de inconsistência no pedido de remarcação da data da oitiva com Valdecir a alegação de que estaria em viagem na data programada. Todavia, não foi apresentado nenhum comprovante de que o depoente faria essa suposta viagem ou de que teria comprado as passagens em data anterior à convocação. Contudo, Valdecir é servidor público na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e este tipo de viagem deve ser programada. O que causa insatisfação ao parlamento municipal é o fato de Valdecir ter cometido o crime de desobediência, como previsto no artigo nº. 330 do Código Penal. Já a Lei nº 13.367/ 2016, que trata sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito, estabelece no artigo 3º, §1º que caso de não comparecimento da testemunha sem motivo justificado, a sua intimação será solicitada ao juiz criminal da localidade em que resida ou se encontra, o que pode ser feito de forma coercitiva. Acima de tudo, a forma indecorosa como Valdecir Cardoso de Almeida entregou o documento, sem o devido cumprimento solene do ato, ao gabinete do vereador Adevair Cabral, revela verdadeira afronta à Constituição Federal (1988), pois, desrespeitou os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, cuja prerrogativa consiste na fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal, entre outras funções. Ademais é de suma importância destacar que o artigo 58, § 3º da Constituição, estabelece que as comissões parlamentares de inquérito possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, para apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo as conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. A CPI do Paletó tem por finalidade saber se o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou o decoro, enquanto ainda era deputado estadual, quando foi flagrado recebendo dinheiro de suposto esquema de corrupção arquitetado pelo ex-governador Silval Barbosa.
Na condição de vereador por Cuiabá julgo inadequada a atitude de Valdecir Cardoso de Almeida em não ter comparecido as oitivas estabelecidas pela Comissão Processante da Câmara Municipal. A sociedade está cansada de tantas falhas no serviço público e de atitudes reprováveis de quem presta serviços que são financiados pelos impostos da população. A CPI do Paletó é uma oportunidade de revertermos essa situação, e trazer à luz da verdade os indícios que hoje estão escondidos nas fendas da escuridão.
Gilberto Figueiredo (PSB) é vereador por Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos