Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

domingo, 18 de fevereiro de 2018

"Opinião: "Comunicadores no LinkedIn – muito além do networking", por Laura Gluer

Resultado de imagem para Laura Maria GluerO ano de 2017 registrou um crescimento de 60% no LinkedIn, rede social largamente usada para fins profissionais e corporativos. A maioria dos pesquisadores e consultores na área digital está apontando um crescimento ainda maior desta rede em 2018, devido ao seu grande alcance orgânico. Para quem atua na área da Comunicação, a presença e interação no LinkedIn, ultrapassa ter um perfil para apresentar suas competências, habilidades e experiências. Este é um excelente espaço para compartilhar conteúdo relevante, por meio de artigos e imagens, com regularidade, firmando posicionamento em temas específicos de domínio do profissional. Os conteúdos podem abordar tendências da comunicação, relacionamento com os públicos, mudanças nas mídias ou temas específicos que o profissional esteja se especializando.
No meu caso, por exemplo, tenho trabalhado o tema do café como forma de conexão e comunicação entre as pessoas, consolidando meu perfil como Publisher na plataforma Café Combustível, em paralelo à atividade como docente universitária e palestrante. Cada profissional deve descobrir o nicho que pretende atingir e construir seu perfil neste sentido. Entretanto, é fundamental fazer um “filtro” do que se publica no LinkedIn. Algum despojamento é aceitável, mas bom senso e cautela são imprescindíveis. Os mesmos cuidados que se deve ter no ambiente corporativo em relação a vestuário, linguagem e postura são recomendáveis no LinkedIn. Afinal, é nesta rede que recrutadores prioritariamente analisam o perfil de seus candidatos a vagas, parceiros de negócios prospectam, clientes são captados, concorrentes vasculham. Tudo isso cruzado com a análise dos perfis da pessoa em outras redes. Para jornalistas, em especial, o LinkedIn é também uma rede interessante para a busca de pautas corporativas e fontes confiáveis para diferentes temas. Seguindo páginas de empresas, é possível acompanhar mudanças de lideranças, novas contratações e mudanças nas estruturas organizacionais. Neste ano de 2018, o LinkedIn já anunciou que deve realizar algumas mudanças em relação aos grupos e às ferramentas para vídeos e stories, buscando mais similitude com ferramentas já existentes no Instagram e Facebook. Apesar destas inovações, seu caráter como rede para uso profissional e corporativo deve permanecer e se fortalecer ainda mais. O LinkedIn é a “bola da vez”, depois de uma certa estagnação do Facebook e do estouro do Instagram. É importante extrair o melhor desta rede e fazer acontecer no ano que começa. Muito além do networking, é hora de firmar um posicionamento nesta rede, aumentando sua visibilidade profissional, empregabilidade e oportunidade de novos negócios.
Laura Maria Gluer - Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, mestre e doutora em Comunicação. Assessora de Comunicação e Consultora em Crises de Imagem há mais de 20 anos, autora do livro Assessoria não é Acessório. Docente universitária e empresária, ministra cursos e treinamentos livres e in company na área de Comunicação, Crises de Imagem e Gestão do Tempo há mais de 15 anos. Seu mais novo empreendimento é a plataforma de conteúdos Café Combustível, que reúne diferentes canais para tratar do tema café e gestão do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário