Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 25 de fevereiro de 2018

"Projeto que cria universidade pode ser votado na semana que vem"

A Comissão de Educação do Senado Federal pode votar, na próxima semana, o projeto de Lei 2/2018, que prevê a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A informação é do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que se reuniu, neste sábado (24.02), em Rondonópolis, com o Comitê Pró UFR. O senador é relator do projeto e autor do pedido de votação urgente (protocolado na quarta-feira, dia 07.02), o que pode acontecer já na terça-feira. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, após grande esforço da bancada federal de Mato Grosso.
Agora é a vez da Comissão de Educação. Em seguida, o projeto pode ser votado no plenário do Senado ainda na semana que vem e depois vai para a sanção presidencial. Uma caravana de membros do Comitê Pró UFR deve ir até Brasília para acompanhar a votação. A Universidade Federal de Rondonópolis será criada a partir do campus da Universidade Federal de Mato Grosso, ganhando autonomia administrativa e financeira. O campus de Rondonópolis foi criado em 1976 e oferece 22 cursos de graduação, além de três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos. A luta pela emancipação do campus começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local.
Além de Mato Grosso, o Senado deve votar, também na terça-feira, a criação de novas unidades de ensino superior em Goiás e Piauí. “Depois da criação, é preciso discutir que universidade queremos para Rondonópolis, com que vocação e a forma de concretização dessa unidade de ensino mediante a busca de recursos. Por isso, é preciso ouvir toda a sociedade. Queremos uma universidade que venha a promover o desenvolvimento da região”, diz. O senador ressalta o papel da bancada federal de Mato Grosso para a tramitação do projeto, principalmente os deputados federais e senadores da região. A pró-reitora da UFMT em Rondonópolis, Analy Castilho Polizel, acredita que a criação da UFR vai consolidar o ensino superior em toda a região. “A expectativa é grande”, diz. Ela confirma a possibilidade de criação de novos cursos.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário