“Foi legítima, respeito muito, cada um na sua função”, contemporiza, sem, porém, economizar crítica ao exagero. Colocaram veículos em todas as saídas, com receio de que pudessem sumir documentos de 2012, 2013, 2014..., impondo revista pessoal a todos os veículos e servidores que saíam do Parlamento sem fundada suspeita de estar a pessoa em posse de arma ou objeto apto a comprovar a materialidade de um delito. O que queremos é que as outras instituições não nos tratem com afronta, mas com respeito; não coloquem todos na mesma vala, no mesmo bolo”, destaca.
Ainda no contexto de defesa institucional, a Procuradoria da Casa deve orientar nas condutas em relação aos demais poderes, “em vista da legitimidade democrática conferida a cada parlamentar, pela sociedade que a elegeu”, disse. “É isso que pretendemos, ou seja, estabelecer esse corpo de união dentro do Parlamento mato-grossense”.
PARCERIAS - A segunda frente de trabalho, conforme o procurador-geral da ALMT, é retomar a relação institucional com os demais poderes. “É preciso preservar o Legislativo; qualquer diferença existente tem que ser enxergada como algo inerente ao processo democrático”.
Maia também pretende, com o aval da Mesa Diretora, procurar as demais instituições e retomar o diálogo. “Vamos buscar um relacionamento cordial, respeitoso, estabelecer parcerias, sempre em benefício da sociedade”, assinala.
Cuidar dos que servem a Casa e apaziguar disputas internas é outra meta do procurador-geral. “Temos que acabar com essa postura de que há diferença, salvo disposição normativa que assim estabeleça, entre servidores efetivos e comissionados, advoga. Em outras palavras, no dia a dia com servidores, conforme Grhegory, todos são seres humanos e precisam ser respeitados e valorizados.
“Por isso mesmo, vamos estar mais próximos ao Sindicato dos Servidores do Legislativo. O papel da Procuradoria não é apenas aplicar a lei: tem de haver humanização, cabe cumprir também nossa função social”, sentencia Grhegory Maia.
Flávio Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário