
A Capital cuiabana, por exemplo é considerada uma das cidades mais quentes do Brasil, com temperatura média que gira em torno de 24°C e não raro registra 40º. Porém, possui uma temperatura mais amena à noite, com ventos diurnos e noites frias. Já o município de Chapada dos Guimarães chegou a registrar temperaturas negativas, fato que nunca ocorreu em Cuiabá.O meteorologista, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Müller Junior Martins dos Santos, que atualmente atua em Mato Grosso, afirma que o Estado possui clima tropical super-úmido de monção, com elevada temperatura média anual, superior a 24º C, além de alta pluviosidade de 2.000 mm anuais. Apresenta também clima tropical, com chuvas de verão e inverno secos, caracterizado por temperaturas médias de 23°C. A pluviosidade também é alta nesse período, com média anual de precipitação em 1.500 mm.
“Em Cuiabá, por exemplo, de acordo com os dados feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostra um evento de precipitação intenso e singular, ocorrido em 22 de janeiro de 2007. Nessa data, em apenas um ponto da estação metrológica choveu 124 mm em apenas 24h.
Dia da Meteorologia – A data foi criada por ser o dia da fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) em 1950. Desde então, a WMO tem desempenhado um papel importante na contribuição da segurança e o bem-estar da humanidade, promovendo a colaboração entre os Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia e a aplicação da meteorologia em diversas áreas.
Equipe de Comunicação do Crea-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário