Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 2 de março de 2018

"Estamos sem água e a culpa é nossa, do setor produtivo e do governo"

Resultado de imagem para Thaynara Melo tem 25 anos e é formada em biblioteconomia na UnB. Liderança Regional do Movimento Acredito.A crise hídrica que está assolando o Distrito Federal já havia sido anunciada por entidades e especialistas. Existem apenas quatro responsáveis: o setor produtivo, o governo, você e eu. No jogo da omissão, o governo responsabiliza a população por gastar muita água e a população atribui à culpa ao governo pela ausência de infraestrutura. Afinal de contas, o que gerou a crise hídrica, e como resolvê-la de forma permanente? No último trimestre de 2017, choveu apenas 54% da média registrada historicamente no período, mas nem por isso seria prudente culpar a natureza pela crise. A falta de ciclos periódicos de chuva está relacionada ao desmatamento, às construções irregulares e ao consumo desenfreado de água. Três fatores que todo brasiliense reconhece como corriqueiros.
O Cerrado é o berço de importantes bacias hidrográficas, suas águas abastecem três grandes aquíferos e sua vegetação é responsável pela proteção dos lençóis freáticos. A substituição da vegetação nativa por monocultura atinge diretamente o abastecimento de água nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O cerrado nativo tem mais de 50% de seu território desmatado para a agricultura irrigada e a pecuária, sendo que apenas 3% é área de proteção integral. Diferentemente da floresta amazônica, o cerrado não é considerado patrimônio nacional por uma omissão do texto constitucional, e tal proteção possibilitaria a criação de leis para regular o uso do bioma com a finalidade de reduzir o desmatamento e estabelecer áreas estratégicas de proteção ambiental.
A preservação estratégica pode ser, inclusive, uma fonte de receitas, como é o caso do Programa Produtores de Água da Agência Nacional das Águas (ANA), que visa estimular a política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados para a proteção hídrica, além do apoio técnico e financeiro aos projetos que visem à redução da erosão e do assoreamento.
No ambiente urbano, a grande quantidade de ocupações irregulares, estimulada pela falta de política habitacional do governo distrital, assim como a grilagem, devastam as nascentes. Um levantamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) de 2014 mostrou que no Lago Sul e no Lago Norte existiam 1.574 hectares ocupados irregularmente. Foi identificada a expansão das comunidades carentes, sendo que Cidade Estrutural, Pôr do Sol e Sol Nascente já ocupavam 1.500 hectares no período. O crescimento desordenado impede que a água retorne ao solo, prejudicando as zonas de recarga. Infelizmente a especulação imobiliária, a lentidão para a regularização e a criação de áreas de habitação por parte do governo impedem que cheguemos a uma solução para o problema.
A população também colaborou diretamente para crise hídrica com o alto consumo de água. Em 2013, o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamentos) do Ministério das Cidades informou que o Distrito Federal se tornou a quinta unidade federativa do Brasil que mais gasta água, tendo consumo diário médio de 189,9 litros por habitante. E acredite se quiser: a responsabilidade é principalmente dos ricos. Os moradores dos Lagos Sul e Norte consomem cerca de 700 litros de água por dia e os moradores das Asas Sul e Norte 400 litros por dia, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização de 100 litros diários por habitante.
A água não pode ser utilizada apenas como mais um dos privilégios da classe alta do Distrito Federal. Os recursos naturais não seguem a lógica financeira da nossa sociedade, por isso é tão importante a educação ambiental para todas as classes sociais. Segundo a Lei nº 9.795, de 27 de abril 1999, a educação ambiental deveria estar presente em toda a rede de ensino de base. Criar políticas públicas para viabilizar a aplicação da lei pode ajudar a nossa sociedade a construir uma relação mais harmônica com o meio ambiente.
Sem isenção de responsabilidade, a CAESB é uma das maiores responsáveis pelo desperdício de água no DF. São cerca de 30% de água perdidos no próprio sistema por falta de manutenção da infraestrutura. Além disso, o atraso de obras estratégicas como Corumbá IV impactou diretamente o equilíbrio do sistema de captação.
As 12 novas obras da CAESB, iniciadas em 2017, no pós-crise, combinadas com a tarifa especial e demais medidas, conseguiram reduzir 12% do consumo de água no DF, o que é significativo, porém insuficiente. Precisamos de um governo que não invista em obras emergenciais, mas priorize soluções permanentes, e também de uma legislação rígida capaz de atrelar o desenvolvimento econômico à responsabilidade ambiental. Por fim, a preservação de um recurso natural é uma questão de consciência. Você e eu precisamos mudar nossa relação com o meio-ambiente, ou então nosso presente futuro será insustentável.
Thaynara Melo tem 25 anos e é formada em biblioteconomia na UnB. Liderança Regional do Movimento Acredito. Bolsista do Programa Renova BR. Liderança RAPS 2018. Preside a Teia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos