Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 15 de março de 2018

"Frente Parlamentar da Engenharia defende federalização do Confea"

Debater a venda do sistema Eletrobras; impedir o exercício ilegal da profissão de engenheiro; e definir uma carreira de Estado para a área de engenharia e arquitetura estão entre as prioridades da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional para 2018.
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião para discussão de temas e caminhos relacionados a frente parlamentar, a engenharia e o desenvolvimento nacional de 2018. Dep. Ronaldo Lessa (PDT - AL)
Ronaldo Lessa: proposta já está sendo discutida com o governo federal
Outro tema que deverá ser levado adiante pelo grupo, que se reuniu nesta quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados, é a federalização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Atualmente, a autarquia possui apenas 18 conselheiros, sendo que dois deles são ligados a instituições de ensino. Seriam necessários, na avaliação dos parlamentares, representantes de todos os estados e do Distrito Federal para garantir a plena representação profissional.

“Todos os conselhos do Brasil têm representantes de todas as unidades de Federação. Só o Confea não. Vamos corrigir essa injustiça que está sendo cometida com a engenharia", afirmou o deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), coordenador da frente.
O parlamentar acrescentou que o tema já está sendo discutido com o governo federal. “Acompanhamos debates nos ministérios do Trabalho; e do Planejamento. Está tudo redondo para o presidente da República autorizar a federalização.”
Também presente ao encontro, o presidente do Confea, Joel Krüger, destacou como uma das prioridades do conselho mudanças na Lei de Licitações (8.666/93). “Hoje a gente passa por um momento delicado das empresas de engenharia. Precisamos definir o modelo de contratação de obra pública, tanto para garantir a qualidade desses empreendimentos, quanto para garantir um preço justo para a execução, além de evitar desvios de conduta”, disse.
Manutenção
Outra questão que preocupa o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é a manutenção predial. “É necessário que existam recursos nos orçamentos da União e dos estados não apenas para novos investimentos, mas também para garantir a segurança das construções mais antigas”, argumentou Joel Krüeger.

A frente parlamentar passará a se reunir em toda 2ª quarta-feira de cada mês, a fim de acompanhar temas de seu interesse e propor ações para valorizar as carreiras da engenharia.
Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário