Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 20 de março de 2018

"MÊS DA MULHER: Procuradoras de duas gerações são homenageadas pela ALMT"

O mês de março é dedicado às mulheres e na noite de segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso prestou homenagem a 380 personalidades que se dedicam a construir uma sociedade mais igualitária. Dentre as homenageadas, duas procuradoras do Estado de gerações diferentes, a corregedora geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Glaucia Amaral, e a procuradora aposentada Enil Pereira de Souza Moraes.
A corregedora geral da PGE compôs a mesa de honra e disse que se sentiu honrada com o evento. “O perfil das homenageadas são professoras, pesquisadoras, defensoras, advogadas, mas também muitas mulheres simples e humildes de comunidades que traziam no semblante a luta cotidiana pelo direito da mulher”, citou. “Era um perfil representativo, muito significante”, avaliou.
Gláucia atua há 16 anos na advocacia pública. Foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) por cinco mandatos, vice-presidente da Associação Nacional da categoria e membro Comissão do Advogado Público da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hoje integra o Conselho Estadual de Direito da Mulher. “A universidade me deu um novo olhar sobre a vida. Sempre acreditei na construção de um espaço público através da administração pública mais eficiente”.
A procuradora lembra dos desafios que encarou ao assumir a função pública e a presidência da Apromat. “Ingressei na carreira por vocação, mas é uma profissão difícil, pois quem defende o patrimônio público é hostilizado e o fato de ser mulher é mais um argumento que as pessoas usam contra a defesa do patrimônio , que faz com que eles venham com mais força, achando que seria mais fácil derrotar uma mulher”, define. “Fico imaginado a superação da procuradora Enil, que foi protagonista há décadas”.
Enil exerceu a função pública ocupando funções na PGE de Assistência Jurídica, na época em que não existia Defensoria Pública, atuou nas Comarcas de Arenápolis, Nortelândia e Várzea Grande. Em Cuiabá, exerceu atividades na Procuradoria Fiscal, Procuradoria Administrativa, Procuradoria Judicial e atuou no Gabinete do Procurador-Geral do Estado.
Além da carreira na advocacia pública, Enil se dedica a questões culturais e mantém uma casa no município de Santo Antônio do Leverger (a 32 km de Cuiabá), onde participa ativamente da comunidade, seja nos eventos religiosos, como as tradicionais festas de santo, ou no bloco carnavalesco “De Mala e Cuia”, fundado pela advogada e formado apenas por mulheres. Uma das marchinhas de carnaval foi citada durante a solenidade. “Não vamos ficar em casa esperando o cidadão aparecer”.
Para o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Rodrigo Santos de Carvalho, a homenagem às mulheres e às procuradoras, feita pela ALMT foi mais do que merecida. “São mulheres exemplos de perseverança e trabalho que se destacam desempenhando com competência suas funções”, afirma Carvalho.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário