Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 4 de março de 2018

"SPD diz "sim", e Merkel terá quarto mandato"

Angela Merkel Filiados do Partido Social-Democrata da Alemanha aprovam por ampla maioria o acordo de coalizão com a CDU/CSU e garantem quarto mandato para a chanceler federal, encerrando meses de indefinição, afirma imprensa. Os filiados do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) aprovaram a formação de uma nova coalizão de governo com a União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler federal Angela Merkel, e a União Social Cristã (CSU), anunciou o partido neste domingo (04/03), em Berlim. O "sim" venceu com ampla maioria, com 66% dos votos válidos, o que corresponde a 238 mil votos. Outros 123 mil filiados votaram "não". No total, 378 mil pessoas fizeram uso do seu direito de voto, o que equivale a uma participação de 78,4%. No total, 463 mil filiados estavam habilitados a votar.
O anúncio foi feito após um processo de consulta aos filiados, que tiveram duas semanas para informar, por carta, se aceitavam ou não o acordo de coalizão fechado pela liderança do partido com os líderes da CDU e da CSU. A votação se encerrou na sexta-feira, e o resultado foi divulgado neste domingo na sede do SPD, em Berlim.
Merkel deverá ser eleita para um quarto mandato em 14 de março. Dois dias antes, o SPD deverá anunciar os nomes dos seus ministérios no governo, o que inclui os poderosos ministérios das Finanças e do Exterior. O vice-chanceler deverá ser o presidente interino da legenda, Olaf Scholz, que também deverá ocupar a pasta das Finanças.
Com a formação de uma nova coalizão entre CDU/CSU e SPD, o partido populista Alternativa para a Alemanha (AfD) passa a ser a maior bancada da oposição no Bundestag (Parlamento).
Fim da indefinição
Esta é a terceira vez que o SPD participa de uma coalizão de governo como parceiro minoritário num governo comandado por Merkel. As duas coalizões anteriores foram as das legislaturas de 2005 a 2009 e de 2013 até 2017, que continua no poder interinamente. Entre 2009 e 2013, Merkel governou com o Partido Liberal.
A Alemanha nunca ficou tanto tempo sem governo após uma eleição parlamentar. Depois do resultado do pleito de setembro, Merkel tentou inicialmente formar uma coalizão "Jamaica" com os liberais e o Partido Verde, mas as negociações fracassaram. Ela então se voltou para os social-democratas, que, já na noite da eleição de setembro, haviam anunciado que iriam para a oposição e não participariam de um quarto governo de Merkel.
A posterior mudança de rumo da liderança do SPD não foi bem recebida pela base, que preferia o caminho da oposição, e gerou um amplo debate interno. Principalmente a Juventude Socialista (Juso), liderada por Kevin Kühnert, posicionou-se contra o ingresso na coalizão de governo. Em meio às discussões, o SPD experimentou uma onda de adesões: 24 mil pessoas se filiaram ao partido em poucos dias. O debate interno se encerrou neste domingo, com a divulgação do resultado da consulta aos filiados.
Ascensão e queda de Martin Schulz
O processo foi marcado também pela ascensão e queda do ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz no comando do SPD. Inicialmente saudado pelos social-democratas como esperança de renovação e como o candidato certo para derrotar Merkel nas urnas, Schulz acabou conduzindo o partido para o seu pior resultado no pós-Guerra, com apenas 20,5% dos votos.
Derrotado, Schulz optou, já na noite da eleição, pela oposição, anunciando que não integraria de jeito nenhum um novo governo Merkel. Com o fracasso das negociações para a coalizão "Jamaica", viu-se forçado a mudar de opinião e passou a defender o ingresso do partido no governo. Bem-sucedido nas negociações com CDU e CSU, reivindicou para si o Ministério do Exterior, na prática o segundo cargo mais importante do governo alemão.
Só que, ao fazer isso, Schulz bateu de frente com o atual ministro, Sigmar Gabriel, que gostaria de permanecer no cargo. A manobra não foi bem recebida dentro do partido e o levou à renúncia como presidente da legenda.
AS/dpa/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos