Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Fale agora com a nossa equipe (61) 3035-8278

Fale agora com a nossa equipe (61) 3035-8278
Seguros com atendimento personalizado e vantagens que você só encontra aqui no SICOOB Credfaz

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

segunda-feira, 2 de abril de 2018

"ANSIEDADE: Wancley propõe Semana de Conscientização sobre Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)"

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, atingindo 9,3% dos brasileiros. Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de lei nº 80/2018 que Institui a Semana de Conscientização sobre transtorno de ansiedade generalizada (TAG), no calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso. De autoria do deputado Wancley Carvalho (PV), a proposta tem como objetivo informar a população sobre as características da doença, orientar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, detectar casos e encaminhá-los para tratamento adequado.
A TAG, segundo o manual de classificação de doenças mentais, é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhada por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
“Há alguns meses fui diagnosticado com essa doença que me acompanha há anos, porém descobri e iniciei tratamento somente agora. Quero chamar a atenção, com esse projeto de lei, e ajudar outras pessoas que também sofrem com essa fobia. Quanto antes for iniciado ao tratamento, mais prematuro serão os resultados”, definiu Wancley.
Estimativas Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que na próxima década, doenças relacionadas ao transtorno de ansiedade serão as mais comum no mundo, ultrapassando moléstias cardiovasculares e câncer. O cenário é ainda mais desanimador em relação ao crescimento dessa doença.
“Com esse projeto, reitero, tenho como objetivo ajudar pessoas, que assim como eu, sofrem dessa síndrome moderna. Segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, sendo que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Temos poucas políticas públicas para prevenir e tratar esse e outros transtornos mentais. O diagnóstico dessa doença, inclusive, foi determinante para mudar meu hábitos de vida, e deixar a vida pública para cuidar da minha saúde, diminuindo o ritmo de atividades intensas”, reafirmou o deputado.
Ainda segundo o projeto, transtorno de ansiedade figura entre as quatro causas mais frequente de afastamento do trabalho, segundo dados de 2013 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Texto: Eduardo Cardoso
Foto: Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário