Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de abril de 2018

"Câmara lança 2018 como Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa"

Parlamentares, autoridades e sociedade civil lançaram nesta terça-feira (03), em evento no Salão Nobre da Câmara, 2018 como Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A ideia surgiu do projeto de lei 9357/17, da deputada Leandre (PV-PR), já aprovado pelos deputados e que aguarda votação no Senado. 
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Cerimônia de Lançamento do Ano de 2018 como Ano Nacional de Valorização e Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
Cerimônia de lançamento de 2018 como Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
Para Leandre, a realidade dos idosos no Brasil não é de consideração e respeito. “É preocupante, principalmente pela falta de valorização, pela descriminação e pelo desrespeito e, em especial, pela falta de políticas públicas que protejam e garantam tudo aquilo que a lei traz de direitos às pessoas idosas”, disse.
A iniciativa de instituir 2018 como ano de valorização à população idosa coincide com datas importantes para a legislação brasileira: 70 anos das Declarações dos Direitos Humanos e 15 anos do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).
“São legislações que com certeza servem de referência para o mundo, mas infelizmente no nosso País estão distantes de ser realidade” lamentou Leandre.
O projeto de lei estabelece ações para o ano comemorativo como: um conselho curatorial que será formado por parlamentares; lançamento da atualização do Estatuto do Idoso; prêmio Zilda Arns para cinco personalidades nacionais que trabalham na defesa dos direitos dos idosos e seminário internacional a respeito da educação para a terceira idade. Em novembro haverá também sessão solene para o dia internacional da pessoa idosa e a criação da Semana da Pessoa Idosa na Câmara para votar projetos que beneficiem os idosos.
Senado
O relator do projeto no Senado, senador Paulo Paim (PT-RS), trabalhou no Estatuto do Idoso em 2003, e se disse contente com a iniciativa da Câmara em estabelecer o ano comemorativo para reafirmar as legislações já existentes. “Aprovar lei é bom. Eu tenho dezenas de leis aprovadas, mas só aprovar não basta, é preciso se empoderar, é preciso assumir, é preciso fazer o que vocês estão fazendo para que a lei seja efetivamente cumprida”, afirmou.
Reportagem - Alinne Castelo Branco
Edição - Geórgia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos