Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de abril de 2018

"Cinco décadas depois, a utopia viva de Martin Luther King Jr"

martin_luther_king_fundo2-iloveimg-compressed.gifDepois de ajustar o último botão da camisa branca e acochar o nó da gravata ao pescoço, vestiu o terno preto e embarcou em seu Mustang modelo 1968. Chegou à região do Lorraine Motel, em Memphis, Estados Unidos, no final do dia. Exatamente um minuto depois das 18 horas, prendeu a respiração, esmagou lentamente o gatilho e uma fração de segundo separou o estampido seco do seu rifle e o destino final do projétil, distante cerca de 100 metros: a parte inferior direita do rosto de Martin Luther King Jr., destruindo seu maxilar e jogando-o contra a parede. O elegante homem branco de terno negro embarcou novamente no Mustang, deu partida e deixou discretamente a região.
Há exatos 50 anos essa cena tornou-se o pesadelo real dos negros dos Estados Unidos, que sonhavam com uma sociedade mais igualitária. A morte de Martin Luther King Jr., que fora levado a um hospital local, foi confirmada cerca de meia hora depois do atentado. Encerrava ali a vida de um dos maiores ativistas de todos tempos, que em 13 anos — entre 1955 e 1968 — havia feito uma verdadeira revolução nos direitos civis dos negros norte-americanos. Em pouco mais de uma década, seu êxito foi maior que os 350 anos precedentes.
Assassino
James Earl Ray, que confessou o assassinato de King Jr. (embora tenha desfeito a confissão posteriormente), foi preso no aeroporto londrino de Heathrow e extraditado para os EUA, cerca de dois meses depois do crime, em junho do mesmo ano. Ray, que era fugitivo da Penitenciária Estadual do Missouri, já havia cometido outros atos racistas antes de ser preso. Pela morte do líder político, foi condenado a 99 anos de prisão em regime fechado no Tennessee, mas morreu aos 70 de idade, em 1998, vítima de insuficiência renal devido a hepatite C.
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade – Martin Luther King Jr.O célebre discurso (na íntegra no vídeo acima) proferido por Martin Luther King Jr., no dia 28 de agosto de 1963, alçou seu nome ao Prêmio Nobel da Paz no ano seguinte. Sua luta contra a desigualdade racial baseada em preceitos de não-violência o impulsionaram como uma das figuras públicas mais conhecidas ainda hoje.
Diante de 250 mil pessoas, no National Mall, em Washignton DC, Luther King abriu o peito para falar sobre o seu sonho de um país socialmente justo e racialmente igualitário. Entre os ouvidos surdos do gigante de pedra Abraham Lincoln, às costas; e as paredes neoclássicas do Capitólio, na outra extremidade; uma multidão de ouvidos e gentes testemunharam o discurso de King, esperançosa por um mundo utopicamente melhor.
Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de ‘interposição’ e ‘anulação’, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos – Martin Luther King Jr.
Ricardo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos