
Gentil não esqueceu de fazer também um recorte sobre a questão racial porque as mulheres negras são as que mais sofrem por ganharem menos do que todas e todos e terem os trabalhos mais precários. A palestrante expôs a realidade de mulheres que mesmo com uma escolaridade média superior aos homens, recebem os menores salários e trabalham mais, além de terem dupla ou até tripla jornada.
Ela possui doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em planejamento do desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981). Atualmente é professora do Instituto de Economia da UFRJ nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.
Kátia Branco, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, considerou o debate esclarecedor e muito importante para preparar as mulheres das centrais sindicais para a luta que está por vir.
“Essa apresentação da professora Denise foi muito importante para nós, uma vez que nos deu um grau a mais de formação na temática da previdência para enfrentarmos os debates que estão por vir", disse.
Além disso, argumenta Branco, "é importante também porque consolida a unidade das mulheres trabalhadoras das centrais sindicais, pois, é com essa unidade que iremos derrotar de uma vez por todas essa proposta de reforma da previdência e os retrocessos que o golpe de Estado de 2016 trouxe para o país”.
Arêas reforça a necessidade de as mulheres trabalhadoras se organizarem ainda mais para "juntas derrotarmos o machismo e elegermos um número muito maior de mulheres em todos os cargos em disputa nas eleições 2018". Ela reafirma ainda que "a democracia precisa da nossa unidade para derrotar o fascismo e os retrocessos".
Confira todas as fotos do evento no flickr da CTB-RJ, clicando AQUI.
José Roberto Medeiros - CTB-RJ e Marcos Aurélio Ruy
Nenhum comentário:
Postar um comentário