Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 13 de abril de 2018

"Jovens angolanos querem Dia da Juventude sem cor política"

defaultO Dia da Juventude de Angola é celebrado a 14 de abril, data da morte de um comandante das antigas forças armadas do MPLA, o partido no poder desde 1975. Jovens e partidos políticos criticam cunho partidário.Assinala-se este sábado, 14 de abril, o Dia da Juventude Angolana. Nesta data homenageia-se José Mendes de Carvalho, conhecido nas lides militares como Hoji-ya-Henda. Foi um comandante das antigas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), o braço Armado do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e morreu precisamente a 14 de abril de 1968, aos 26 anos, num assalto a um quartel das tropas coloniais portuguesas. Mas há agora discórdia quanto à efeméride. Algumas plataformas juvenis em Angola defendem a necessidade de celebrar o Dia da Juventude numa outra data, sem cunho partidário.
Ekundi Chissolukombe, membro da Juventude da coligação eleitoral CASA-CE, diz que o 14 de abril é uma imposição da juventude do MPLA, o partido no poder. "Não podemos aceitar imposições quando cada uma das organizações tem as suas datas em que homenageiam os seus patronos", sublinha.
Sem partido nem religião
Para Chissolukombe, a reconciliação passa por encontrar "datas que conduzam a festejos colectivos em que as pessoas e movimentos se revêm, sentando-se à mesma mesa e pensando Angola."
A juventude da CASA-CE propõe, por exemplo, o 6 de fevereiro para celebrar o Dia da Juventude Angolana – a data da morte do rei Mandume Ya Ndemufayo, que lutou contra a dominação colonial e também morreu muito jovem - e não tem conotação partidária."Fruto de um estudo feito por uma instituição com credibilidade elevada, conseguimos encontrar 6 de fevereiro, ideal. É uma data em que se comemora a morte do Rei Mandume, esta é uma proposta.”
Outra organização juvenil que não concorda com o 14 de abril é a Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), o braço juvenil da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição em Angola.
"Para nós, incluindo outras organizações juvenis, o 14 de abril não representa uma data consensual. Por isso, achamos que devíamos encontrar uma data consensual que não representa nenhuma convicção político-partidária ou credo religioso”, diz Sebastião Salakiaco, membro do Comité Permanente da organização, em entrevista à DW África.
A JURA também defende o 6 de fevereiro como a data ideal para celebrar a juventude angolana. "Primeiro, porque morreu como jovem, depois, porque na altura em que ele morreu, a 6 de fevereiro de 1917, os movimentos de libertação ainda não existiam. Para nós, é uma data consensual por representar um herói apartidário”, justifica Salakiaco.
Mudam-se os tempos
A DW África tentou contactar a juventude do MPLA, sem sucesso. Uma fonte da organização juvenil dos "camaradas", que não quis gravar entrevista, disse apenas que não concorda que haja uma falta de consenso em relação à data do Dia da Juventude Angolana, pois foi aprovada há anos (em 2005) por várias organizações juvenis.No entanto, a realidade parece ter mudado. A Juventude de Renovação Social (JURS), do PRS, foi uma das organizações que aprovou o 14 de abril como dia da juventude angolana. Mas a organização demarca-se agora das festividades.
"Foram-nos apresentados diversos critérios, a JMPLA poderia abdicar desta data e nós aprovamos, mas, de lá para cá, os acordos não foram honrados, forçando-nos, assim, a deixarmos de comemorar o 14 de abril”, diz Gaspar dos Santos Fernandes, secretário permanente nacional da JURS.
Fernandes propõe que o Dia da Juventude Angolana se realize a 4 de outubro, data da fundação do Conselho Nacional da Juventude, a plataforma que congrega todas as organizações juvenis no país, "por ser o órgão que reúne consenso”.
"É lá que todas os jovens se revêm, é por lá que passam todas as politicas juvenis, é onde as organizações juvenis têm os seus parceiros e onde se consegue debater de forma igual", sublinha.
José Adalberto (Huambo)CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos