
“Alguém Me Avisou”, “Sonho Meu” (parceria com Délcio Carvalho) e “Sorriso Negro” (Jorge Portela e Adilson Barbado) estão entre os seus maiores sucessos. Passou a se dedicar exclusivamente à música a partir de 1977, quando se aposentou da atividade de assistente social.Diversos artistas lamentaram a sua morte e relevaram a sua obra como imortal. “Nossa querida dona Ivone Lara, a dama do samba, segue seu caminho brilhante e agora está iluminando o céu. Obrigada, dona Ivone”, escreveu em sua rede social Marisa Monte.Dona Ivone Lara nasceu em 13 de abril de 1921, no Rio de Janeiro. Filha de Emerentina Bento da Silva e José da Silva Lara. Paralelamente ao trabalho, ambos tinham intensa vida musical: ele era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos; ela era cantora e emprestava sua voz a ranchos carnavalescos. A filha mostrou que tem o DNA do samba no seu coração.Em 2012, a escola de samba Império Serrano, no Grupo de Acesso do Rio, prestou homenagem à sua eterna compositora com o enredo "Dona Ivone Lara: o enredo do meu samba". Em 2015, ela entrou para a lista "10 Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio".
O seu neto André Lara afirmaou ao G1 que "minha avó foi um ser de luz. Ela era muito humilde, às vezes não tinha noção dessa representatividade dela para a música e para o país".
A cantora, compositora e deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo, Leci Brandão expressa com delicadeza o sentimento dos milhares de fãs da Dama do Samba. “Madrugada triste, meu coração está apertado... Nossa amiga e mestre, Dona Ivone Lara nos deixou. Já sinto saudades, descanse em paz rainha”, escreveu em sua rede social.Dona Ivone Lara é uma das grandes expressões da cultura brasileira. Resistiu a preconceitos por ser mulher, negra e pobre. Superou as adversidades e se transformou numa das maiores vozes da música popular brasileira, através samba.
Seu sorriso negro acalentou o canto pelo Brasil dos sonhos de fraternidade, igualdade, paz e liberdade. Cantou o que sentia de verdade e por isso conquistou o mundo com uma voz e um talento para a composição inigualáveis.
Marcos Aurélio Ruy/cp
Nenhum comentário:
Postar um comentário