Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 12 de maio de 2018

"CIA: Geisel autorizou política de execuções na ditadura"

Documento secreto de 1974 aponta que presidente incumbiu o general Figueiredo, que viria a ser seu sucessor, a analisar cada caso e dar sinal verde para assassinatos de "subversivos”. Um documento secreto de 1974 elaborado pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, aponta que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) deu sua aprovação para uma política de "execução sumária” de "subversivos” durante o regime militar. Liberado pelo Departamento de Estado dos EUA, odocumentoaponta ainda que Geisel teria incumbido o general João Baptista Figueiredo, que viria a ser sucessor na Presidência, a analisar e autorizar pessoalmente qualquer execução. À época, Figueiredo chefiava o Serviço Nacional de Informações (SNI).
Intitulado "Decisão do presidente brasileiro Ernesto Geisel de dar continuidade à execução sumária de subversivos perigosos sob certas condições”, o documento foi assinado pelo então chefe da CIA, William Colby, e enviado originalmente para Henry Kissinger, então secretário de Estado do governo Richard Nixon
O informe faz parte de um lote de documentos liberados pelo Departamento de Estado em 2015 e foi tornado público no Brasil por Matias Spektor, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro Kissinger e o Brasil. Spektor postou o link para o documento em sua página no Facebook.
"É o documento secreto mais perturbador que já li em vinte anos de pesquisa”, disse.Reunião
O informe americano, com data de 11 de abril de 1974, descreve uma reunião entre Geisel, Figueiredo e os generais Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino que havia ocorrido no dia 30 de março daquele ano. Milton Tavares foi o chefe de Centro de Informações do Exército (CIE) no governo de Emílio Médici (1969-1974), o antecessor de Geisel. Já Avelino assumiu a função no novo governo.
Segundo o documento, durante o encontro, o general Milton falou sobre suas atividades à frente do CIE e disse que o "Brasil não deveria ignorar a ameaça subversiva e terrorista”. Ele pediu então que "métodos extralegais” continuassem a ser empregados. O general também informou que, no último ano, 104 pessoas haviam sido sumariamente executadas pelo CIE. "Figueiredo apoiou a política e exortou a sua continuidade”, diz o informe.
Ainda segundo a CIA, Geisel comentou sobre "aspectos potencialmente prejudiciais” dessa política e disse aos presentes que iria pensar sobre o assunto no fim de semana. No dia 1°de abril, segundo o documento, Geisel informou Figueiredo que a política de assassinatos deveria continuar, mas que "mais cuidados deveriam ser tomados para ter certeza de que apenas subversivos perigosos fossem executados”.
Ainda de acordo com o informe, ficou acertado que o CIE deveria consultar e pedir a autorização de Figueiredo antes de qualquer execução. Por fim, o documento informa "que o presidente e Figueiredo concordaram” que o CIE deveria devotar "quase todos os seus esforços em subversão interna” e que esses esforços seriam "coordenados pelo general Figueiredo”.
O documento não informa quem teria divulgado as informações sobre essa reunião para a CIA. Dois parágrafos do informe não foram tornados públicos e continuam rasurados.
Segundo o professor Spektor, o documento elaborado pela CIA "é a evidência mais direta do envolvimento da cúpula do regime (Médici, Geisel e Figueiredo) com a política de assassinatos”.
Evidências de envolvimento
Anteriormente, haviam sido divulgadas apenas informações gerais sobre o envolvimento dos presidentes do regime militar com o funcionamento dos aparelhos de repressão, sem o apoio de documentos oficiais.
Em 2003, o jornalista Elio Gaspari divulgou no livro A ditadura derrotada a transcrição de uma conversa de fevereiro de 1974 entre Geisel, que se preparava então para assumir a Presidência, e o general Dale Coutinho, seu futuro ministro do Exército, em que o tema da tortura é abertamente discutido.
"Esse troço de matar é uma barbaridade, mas eu acho que tem que ser”, diz Geisel no diálogo, gravado pelo secretário do presidente. Coutinho, por sua vez, narrou para Geisel sua experiência com execuções à frente do IV Exército. "'Eu fui obrigado a tratar esse problema lá e tive que matar. Tive que matar.”
No mesmo livro, Gaspari relata uma conversa entre Geisel e um tenente-coronel em janeiro de 1974. O assunto era a prisão de um grupo no Paraná que havia acabado de chegar da Argentina. "E não liquidaram, não?”, perguntou Geisel. O militar teria respondido afirmativamente: "Ah, já, há muito tempo. Tem elemento que não adianta deixar vivo, aprontando".
Geisel foi o penúltimo chefe de Estado do regime militar. Seu governo é normalmente encarado como uma fase da ditadura marcada pela diminuição da repressão – em comparação com a administração do seu antecessor – e os primeiros passos rumo a abertura política do regime, que valeram ao general sucessivos embates com outros setores das Forças Armadas. Foi também durante seu governo que o “milagre econômico” da ditadura começou a ruir. No período, o Brasil também se distanciou dos EUA, selou um acordo nuclear com a Alemanha Ocidental e reatou as relações com o governo comunista da China e reconheceu a independência de Angola.
Em seu relatório final divulgado em 2014, a Comissão Nacional da Verdade apontou que ocorreram 434 mortes e desaparecimentos durante o regime militar. O documento também responsabilizou 377 agentes por crimes durante a fase de repressão.
Em resposta à divulgação do informe da CIA, a assessoria de imprensa afirmou, em nota, que não possui mais documentos relativos à atuação do CIE e que por isso não pode confirmar a veracidade do relatório americano.
"O Centro de Comunicação Social do Exército informa que os documentos sigilosos, relativos ao período em questão e que eventualmente pudessem comprovar a veracidade dos fatos narrados, foram destruídos, de acordo com as normas existentes à época — Regulamento da Salvaguarda de Assuntos Sigilosos (RSAS)", diz a nota.
JPS/ots/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos