Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 28 de maio de 2018

"Governo cede e anuncia concessões chave para caminhoneiros"

25_05_2018_caminhoneirosgreve_marcelocamargo_agenciabrasil.jpgApós semana de impasse e derrotas, Temer se dispõe a congelar valor do diesel por 60 dias, além de aumentar desconto por litro. Após uma semana de impasse e derrotas sofridas nas mãos do movimento dos caminhoneiros grevistas, o Governo de Michel Temer finalmente cedeu. Em pronunciamento realizado por volta das 22h de domingo, o presidente anunciou cinco medidas adotadas pelo Planalto para tentar debelar a paralisação da categoria. De acordo com o emedebista, "as medidas atendem a praticamente todas as reivindicações que nos foram apresentadas". Dentre elas está o aumento no desconto por litro de diesel (de 41 centavos para 46 centavos) e o congelamento deste valor por 60 dias. "A partir disso só haverão reajustes mensais, para garantir a previsibilidade do caminhoneiro", disse Temer. O presidente também afirmou que o Governo irá editar em breve três medidas provisórias para beneficiar a categoria dos fretistas. Uma delas prevê a suspensão da cobrança de eixo suspenso em todo o Brasil, a segunda garante aos caminhoneiros autônomos 30% dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento, e, por fim, o estabelecimento de uma tabela mínima de frete.
Ainda não se sabe qual será a reação dos caminhoneiros, cuja greve se mostrou um movimento horizontal com muitos líderes e articulações feitas por whatsapp e outras redes sociais. Mas o anúncio de Temer pode encerrar uma semana de caos, na qual o brasileiro sofreu com o desabastecimento de supermercados, aeroportos, hospitais e postos de gasolina por todo o país. Até este pronunciamento, o Governo Federal mantinha a mesma política de enfrentamento com o movimento que marcou a retórica do Planalto desde o início da crise. No sábado o ministro Raul Jungmann voltou a bater na tecla de que parte da greve é orquestrada por patrões, o que configuraria o locaute, que é ilegal. Ele chegou a afirmar que foram emitidos mandados de prisão contra alguns empresários, sem dar mais detalhes. De qualquer forma, mesmo após anunciar que o Exército iria ajudar a desobstruir as rodovias, a situação no país continuou caótica, na medida em que centenas de bloqueios ainda impediam a circulação nas estradas do país na noite de domingo.
Frente a uma situação cada vez mais caótica, Temer reagiu como pode. O Governo editou no sábado um decreto que autorizava o poder público a requisitar "veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas essenciais". O confisco poderia ser realizado por qualquer servidor público, desde que com autorização das entidades governamentais responsáveis. Não bastasse o impasse com os caminhoneiros, o Governo também sofreu outro revés no final de semana, com o anúncio de uma greve de petroleiros. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou neste sábado que a categoria deve cruzar os braços por 72 horas à partir de quarta-feira, 30 de maio. O objetivo é pressionar o Governo para "baixar os preços do gás de cozinha e dos combustíveis, contra a privatização da empresa e pela saída imediata do presidente Pedro Parente [da Petrobras], que, com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedentes".
O Estado-maior do presidente tentou mostrar que tinha a situação sob o mínimo de controle. Na noite de sábado os ministros Raul Jungmann, da Segurança Pública, e Sérgio Etchegoyen, do gabinete da Segurança Institucional, culparam empresários donos de transportadoras de estarem por trás de parte da mobilização. Após reunião do o gabinete de crise do Governo Federal, Jungmann chegou a dizer que "mandados de prisão já foram expedidos". Ele não informou, no entanto, se já haviam sido cumpridos e quem seriam os empresários responsáveis pelo locaute (espécie de greve patronal, proibida por lei). "Alguns caminhoneiros receberam ordens de permanecerem paralisados, o que configura a prática do locaute", disse."Esta paralisação teve, em parte, a promoção e o apoio criminoso de proprietários e patrões de empresas transportadoras e distribuidoras. E podem ter certeza, eles irão pagar por isso".
O ministro Etchegoyen foi realista quanto à normalização do abastecimento no país. "É difícil prever qualquer data para a normalização. Queremos que seja o mais rápido possível, mas não há indicação se isso ocorrerá em um dia, dois dias... O que percebemos é que o abastecimento começa a caminhar no sentido da normalidade". O ministro disse ainda que o caminhão parado "deixa de fazer uma série de viagens", o que provoca uma demora no restabelecimento dos estoques.
Governador de São Paulo toma a dianteira na crise
Enquanto o Planalto não conseguiu avançar no diálogo com os caminhoneiros, quem alcançou um papel de destaque nas negociações com a categoria foi o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que fez esforços para mediar a crise. Candidato à reeleição, o peessedebista alcançou uma exposição midiática e política que não havia tido desde que assumiu o Bandeirantes para que Gerado Alckmin pudesse disputar o Planalto, no início de abril. Desde sábado o governador tem se reunido com lideranças dos grevistas. Com a ajuda da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, que escoltaram caminhões-tanque, França conseguiu garantir o abastecimento de combustível para os serviços básicos na capital até o final de segunda-feira.
Neste domingo o governador se reuniu novamente com caminhoneiros na tentativa de emplacar um acordo que desmobilizasse de vez a paralisação da categoria. França afirmou que os grevistas querem o congelamento do preço do diesel por 60 dias: "vamos conversar com o Temer e ver o que conseguimos", disse após o encontro. Outra demanda encaminhada por ele ao ministro Carlos Marun, o aumento no desconto do diesel de 41 centavos por litro para 46 centavos, naufragou em Brasília. Ele sugeriu ainda que o Governo estabeleça um teto para o preço do combustível, de forma a fomentar "a confiança" entre as partes.
Por fim, França cobrou do Congresso que retome suas atividades na segunda-feira e não na terça, data em que costumam ser realizadas as primeiras sessões da Câmara e do Senado. "Eles precisam antecipar a volta para segunda-feira, não dá para fingir que não tem nada acontecendo", afirmou.
São Paulo continua em Estado de emergência, declarado na sexta-feira. A capital tem gasolina suficiente para manter seus serviços básicos até o final da segunda-feira.
Morte de animais
Os reflexos da produção também são sentidos pelo produtor. A Associação Brasileira de Proteína Animal informou que "lamenta anunciar que a mortandade animal já é uma realidade devido à falta de condições minimamente aceitáveis de espaço e quantidade de ração". De acordo com a entidade, "um bilhão de aves e 20 milhões de suínos estão recebendo alimentação insuficiente". A nota informa ainda que "com risco de canibalização e condições críticas para os animais, 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram, e um número maior deverá ser sacrificado em cumprimento às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal e das normas sanitárias vigentes no Brasil". A associação estimou o impacto da greve na balança comercial do setor em 350 milhões de dólares.
A reportagem é de Gil Alessi e Tom C. Avendaño, publicada por El País e Caminho Político/br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos