Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 17 de maio de 2018

"Ordem do Dia encerra reunião de comissão que analisa mudanças na legislação sobre defensivos agrícolas"

O início da Ordem do Dia no Plenário da Câmara dos Deputados levou ao encerramento de reunião da comissão especial que analisa mudanças na legislação sobre defensivos agrícolas. Nesta quarta-feira (16), parlamentares contrários ao substitutivo do relator, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), obstruíram os trabalhos por quase três horas. Se aprovado, o texto seguirá para o Plenário.
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Luiz Nishimori (PR - PR)
Nishimori: grupo de trabalho com técnicos da Anvisa, do Ibama e dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde analisará possíveis melhorias no substitutivo
A comissão especial analisa o Projeto de Lei 6299/02, do Senado, e 29 apensados. Entre eles estão o PL 3200/15, do deputado Covatti Filho (PP-RS), que revoga a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89) e substitui o termo “agrotóxico” por “defensivos fitossanitários” e “produtos de controle ambiental”; e o PL 1687/15, também do Senado, que cria a Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural.
substitutivo de Nishimori prevê, entre outros pontos, que os produtos possam ser liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mesmo se órgãos reguladores, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não tenham concluído suas análises.
Nesse caso, receberão um registro temporário, desde que possuam especificações idênticas em pelo menos 3 dos 35 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Crítica
Durante a reunião desta tarde, os parlamentares contrários ao substitutivo ressaltaram que várias entidades e órgãos públicos criticaram o texto do relator. Em razão disso, eles tentaram aprovar, sem sucesso, requerimento do deputado Nilto Tatto (PT-RJ) para realização de audiência pública para a avaliação dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde sobre o substitutivo.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião ordinária para votação do parecer do relator, dep. Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Dep. Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Para Jandira Feghali, substitutivo é um retrocesso e apresenta várias inconstitucionalidades
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) alertou para a existência de inconstitucionalidades no substitutivo – nota técnica divulgada pelo Ministério Público Federal vai no mesmo sentido. “Ainda temos a etapa do Plenário, e depois ações diretas de inconstitucionalidade”, disse.
Ao ser questionado no início da reunião, Nishimori confirmou ter se reunido ontem com representantes do Ministério Público Federal. No encontro, segundo o relator, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho com técnicos da Anvisa, do Ibama e dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde para analisar possíveis melhorias no substitutivo.
Apoio
De outro lado, os deputados Valdir Colatto (PMDB-SC) e Marcos Montes (PSD-MG) apresentaram ao colegiado documento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura. Segundo os parlamentares, o documento aponta problemas na atual legislação sobre os defensivos e lentidão nos processos, o que justificaria as mudanças.

Billy Boss - Câmara dos Deputados
Audiência pública interativa da Comissão Mista sobre a MP 759/16, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. Dep. Valdir Colatto (PMDB-RS)
Já na opinião de Valdir Colatto, texto do relator busca corrigir problemas existentes na legislação, como o excesso de burocracia
O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) comparou o cultivo de arroz no Brasil e no Paraguai. De acordo com ele, como no país vizinho são usados defensivos agrícolas mais modernos, a produção paraguaia chega ao Brasil com preço mais competitivo, prejudicando o agricultor gaúcho.
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) rebateu os argumentos. A nota técnica da Embrapa, afirmou, traz alerta para a importância dos órgãos de vigilância sanitária e de meio ambiente no controle dos defensivos agrícolas. Ele e outros parlamentares argumentaram ainda que o substitutivo pode afetar a exportação de produtos brasileiros para nações que exigem controle sobre agrotóxicos.
Discussão e votação
A deputada Tereza Cristina (PSB-MS), presidente da comissão especial e da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária, marcou nova reunião da comissão especial para o próximo dia 29, quando deve ser iniciada a fase de discussão do substitutivo. Poderá haver ainda a votação do texto.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos