Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 9 de maio de 2018

"Wellington Fagundes destaca papel das mães na construção de políticas contra a violência"

Sessão especial comemorou 100 anos do Dia das Mães e homenageou entidade que implementou a data no país. O Congresso Nacional realizou sessão solene, nesta terça-feira (8), em comemoração aos 100 anos do Dia das Mães no Brasil, em uma iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS) com do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). O senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador, fez questão de destacar, durante pronunciamento, o papel das mães na construção de políticas públicas que combatem a violência contra jovens e adultos. Segundo ele, essa participação acontece mesmo após uma “tripla jornada de trabalho”.
Para o senador, sem o apoio ativo das famílias – o que, em inúmeros casos, significa tão-somente as mães –, as escolas, os conselhos tutelares, o Ministério Público, as delegacias de crianças e adolescentes, a Justiça e as Organizações Não-Governamentais perdem um elo essencial para a operação de todo o sistema. “Sem a participação da comunidade, sem a família, sem as mães, essas políticas públicas estão fadadas ao fracasso” – ele frisou.
“É graças ao amor das mães, aos cuidados e às preocupações que as gerações se perpetuam. As mães são portadoras da vida e guardiãs do futuro das civilizações” – disse o republicano.
Wellington ressaltou que em culturas como a do Brasil, que segundo ele são “fortemente marcadas pela herança patriarcal”, as mães assumem um ônus desproporcional no tocante ao cuidado do lar e dos filhos. Enfatizou dados da Fundação IBGE, que documenta o crescente número de domicílios mantidos unicamente por mulheres, que quase sempre também são mães ou avós.
Ele destacou ainda que as mães brasileiras sofrem com a falta de creches e de uma educação infantil acessível; com escalada da insegurança e da criminalidade, a disseminação de drogas de todo tipo, a epidemia de depressão e até de suicídios infanto-juvenis.
A exemplo do senador Wellington, a senadora Ana Amélia ressaltou que mães ocupam cargos relevantes em órgãos de peso, como o Superior Tribunal de Justiça, o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da República. No entanto, ainda existem obstáculos ao protagonismo feminino na política, pois a carreira não é uma atividade planejada.
Na sessão especial do Congresso Nacional, a Associação Cristã de Moços (ACM) foi homenageada com uma placa, em razão de ter implantado há 100 anos o Dia das Mães no Brasil. A primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.
Projetos de Educação - O deputado João Henrique Caldas (PSB-AL) - que presidiu a sessão - e os senadores presentes ressaltaram a importância dos projetos em pauta no Congresso que garantem proteção, equidade e apoio às mães brasileiras. Um deles, inclusive, está na pauta do Plenário do Senado desta terça-feira. É o PLS 64/2018, da senadora Simone Tebet (PMDB/MS), que permite a progressão de regime penal a partir do cumprimento de 1/8 do que foi estipulado, transformando uma decisão do Supremo Tribunal Federal — relativa às mães e gestantes em prisão provisória — em norma legal.
Da Assessoria
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos