Deputado Dr. João José

Deputado Dr. João José
Mato Grosso no Coração

sábado, 30 de junho de 2018

"Proposta anula portaria sobre capacidade de pagamento de estados e municípios"

Audiência pública sobre os novos arranjos comerciais firmados em âmbito global e a inserção do Brasil esse contexto. Dep. Nelson Pellegrino (PT-BA)A Câmara dos Deputados poderá anular portaria do Ministério da Fazenda (501/17) que criou nova metodologia para avaliar a capacidade de pagamento de estados e municípios. 

Ao propor a anulação da portaria, por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 867/17, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) argumenta que o novo sistema de avaliação deixa de levar em consideração o histórico de adimplência de um ente, prejudicando estados considerados bons pagadores.

Para o governo, no entanto, a portaria torna o processo de classificação fiscal mais transparente e acessível. Já Pellegrino entende que as novas regras definidas pela Fazenda favorecem indicadores de poupança e de liquidez, reduzindo a importância do indicador de endividamento.
“Serão prejudicados estados como a Bahia, que, conforme a metodologia anterior de cálculo da capacidade de pagamento, possuía a classificação “B -” e estava habilitava a obter aval da União para contratar novas operações de crédito”, disse.
Tramitação 
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.
Reportagem – Murilo Souza 
Edição – Wilson Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário