Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 26 de julho de 2018

"A importância do agricultor: impossível desenvolver o Brasil sem ele"

agricultura é tão importante para a formação econômica brasileira que há uma série de datas comemorativas. Ela mesmo é festejada no dia 17 de outubro; o Trabalhador Rural, no dia 25 de maio; o do agricultor em 28 de julho e o Dia Internacional da Agricultura Familiar, no dia 25 de julho. No Brasil, o dia do Agricultor é em homenagem aos cem anos da criação por Dom Pedro II da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860. Passa a ser nomeado como Ministério da Agricultura em 1930, data proposta pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Além das comemorações, o que não faltam são motivos para destacar o papel do campo no desenvolvimento nacional. Ninguém em sã consciência defende um projeto nacional de desenvolvimento desconsiderando o papel do agricultor. A nossa agricultura somente é pujante e forte por conta do empenho das pessoas que vivem do trabalho no campo.
Os números comprovam essa relevância. A previsão da Conab estima que a colheita 2017/2018 será a segunda maior da história. Embora 3,9% menor que a anterior por sofrer tanto pela seca na safra de milho como pelas incertezas geradas pela guerra comercial em curso no mundo. Aliás, é importante lembrarmos que dos 20 bilhões de dólares que entraram no país através dos chineses, boa parte foi para produção de energia e agropecuária.
O setor gera milhões de empregos - em especial a agricultura familiar que responde por cerca de 85% do pessoal ocupado no campo - numa grande cadeia de produção que vai da roça, passa pela agroindústria e termina numa gôndola de supermercado.
Embora respeitado como um dos principais produtores agrícolas do mundo, a agricultura familiar brasileira precisa ainda ser mais valorizada, principalmente com mais crédito, investimento em pesquisa e tecnologia.
Temos muito o que aprender com uma profissão que existe há mais de 3.000 anos A.C e se mantém como a menina dos olhos em qualquer geopolítica internacional.
Aos agricultores familiar, todas as deferências e datas são merecidas.
Sérgio de Miranda é secretário nacional de Finanças da CTB e vice-presidente da Fetag Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário