Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de julho de 2018

"Adilson Araújo: O protagonismo histórico da classe trabalhadora"

Em 1968, a luta da classe trabalhadora foi marcada pela resistência do movimento sindical contra a perseguição ao movimento e a implementação de uma política econômica assentada no arrocho salarial e na redução dos direitos sociais, marcos do regime militar. Dois grandes movimentos se destacam neste período, as greves de Contagem e Osasco. Marcos importantes da história das lutas o operariado brasileiro por ser as primeiras no período de repressão. A greve de Contagem começou no dia 16 de abril, quando pararam 1200 trabalhadores da siderurgia Belgo-Mineira. Na pauta de luta, a valorização dos salários.
Em 16 de julho, seria a vez dos trabalhadores de Osasco, com a ocupação da Cobrasma com a paralisação de 3 mil operários, e logo depois da Lonaflex, Braseixos, Brown Boveri, Barreto Keller e Fósforos Granada.
Essas greves, ocorridas em condições excepcionais, representaria a mola propulsora do renascimento do movimento sindical brasileiro naquele momento.
Unidade e resistência foram as palavras de ordem utilizadas por milhares de trabalhadores insatisfeitos com a repressão, arrocho salarial e o avanço da desigualdade no país.
Neste 16 de julho de 2018 celebramos não só a luta destes bravos guerreiros, mas também confirmamos o protagonismo histórico da classe trabalhadora e sua experiência em lutar por direitos e melhorias para o país.
Viva a luta do povo brasileiro!
Adilson Araújo
Presidente Nacional da CTB
(Licenciado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário