Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de julho de 2018

"México. Os homens e as mulheres do novo presidente"

02_07_2018_obrador_Wikimedia.jpgEntre as pessoas-chave do futuro gabinete, destacam-se Héctor Vasconcelos Cruz, que disse na frente de Trump que “haverá soberania e autoridade moral”; Alfonso Romo Garza, uma ponte com o poder econômico, e Rocío Nahle García, encarregada da Energia. As comemorações pela esmagadora vitória de Andrés Manuel López Obrador (AMLO) nas eleições presidenciais ainda não terminaram, e já se revisa o perfil daqueles que serão seus principais colaboradores para enfrentar o enorme desafio de governar um país que cai aos pedaços e que se encontra à sombra da vizinhança com os Estados Unidos, cujo atual presidente, Donald Trump, não se cansa de humilhar um pusilânime Enrique Peña Nieto. O eixo político de López Obrador é uma economia social, que lhe rendeu recriminações como um populista que pretende voltar a modelos esgotados no século passado, quando ainda se crescia a taxas de até 7% ao ano. Na realidade, o acento está mais próximo do peronismo do que do modelo de desenvolvimento estabilizador experimentado pelo México entre as décadas de 1950 e 1970.
Servir e obedecer ao povo, colocar a economia a serviço do bem-estar social, justiça social e amor, assim como a recuperação de valores cristãos essenciais e a criação de uma Constituição Moral, são chamados de López Obrador que, às vezes, parecem evocar o ideário de Juan Domingo Perón.
No entanto, para conseguir o que ele chama de “a quarta transformação” do país, depois da guerra da independência (1810-1821), a guerra da reforma (1858 a 1861) e a revolução mexicana (1910-1920), Andrés Manuel López Obrador vai recorrer a uma parte das elites do país.
Uma das principais pontes de López Obrador com o poder econômico é Alfonso Romo Garza, empresário do setor financeiro e de seguros, do setor agroindustrial, membro das cúpulas empresariais mexicanas, assessor externo do Banco Mundial, próximo ao ex-presidente Vicente Fox e promotor do Plano Puebla-Panamá, mas que desde a campanha presidencial de 2012 decidiu apostar no projeto que agora ganhou a Presidência.
Neto do presidente Francisco I. Madero (1911-1913), assassinado junto com o vice-presidente José María Pino Suarez após um sangrento golpe de Estado militar (um dos primeiros patrocinados pelos Estados Unidos no século passado na América Latina), Romo será o chefe do Gabinete da Presidência de López Obrador, que o coloca em um lugar privilegiado de acesso e influência sobre o presidente.
É porque a questão econômica anda de mãos dadas com os problemas mais sérios do país, como a pobreza e a insegurança, como descreveu o próprio López Obrador.
Entre as pessoas-chave no futuro gabinete de López Obrador destaca-se Héctor Vasconcelos Cruz, filho de José Vasconcelos, um dos mais importantes intelectuais da Revolução Mexicana, reitor da Universidade Nacional Autônoma do México e criador da Secretaria de Educação Pública entre 1921 e 1924, além de candidato a presidente em 1929, esmagado por todo o poder do Estado, em uma campanha eleitoral marcada pelo assassinato de muitos de seus seguidores.
Héctor Vasconcelos Cruz é o herdeiro intelectual de um dos fundadores do nacionalismo mexicano sobre o qual se erige grande parte da base ideológica de López Obrador. É diplomata de carreira. Foi cônsul em Boston e embaixador do México na Dinamarca, Noruega e Islândia. Estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Harvard, é mestre em História Política pela Universidade de Cambridge e fez estudos de doutorado na Universidade de Oxford.
Vasconcelos declarou que na presidência de López Obrador “haverá soberania e autoridade moral” frente à Administração de Donald Trump, um dos maiores desafios que o novo governo mexicano enfrentará a partir de setembro deste ano.
Durante a construção do Morena como partido político, o futuro chanceler Vasconcelos Cruz coordenou a criação de comitês fora do país, particularmente nos Estados Unidos, onde vivem cerca de 12 milhões de mexicanos que necessitam de “um governo que assuma de maneira intensa e plena a defesa dos direitos dos nossos concidadãos”.
No governo de López Obrador, seu chanceler terá que retomar as negociações do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos e o Canadá e, acima de tudo, estabelecer as novas bases de diálogo com a Administração Trump.
Duas das reformas estruturais do presidente Peña Nieto que López Obrador pretende reverter são a energética e a educacional. Para a primeira, escolheu uma mulher como ministra de Energia (na verdade, metade de seu gabinete é composto de mulheres): Rocío Nahle García, especialista em petroquímica e ex-funcionária da Pemex. Até esta eleição, ela era a coordenadora da facção parlamentar do Morena na Câmara dos Deputados.
E para a segunda, a educacional, o escolhido é Esteban Moctezuma Barragán, ex-ministro de Governação da Administração de Ernesto Zedillo, em 1995, a última do período hegemônico de 70 anos do PRI. Atualmente, é presidente da Fundação Azteca, o braço político da Televisión Azteca, a segunda maior cadeia do país, depois da Televisa.
O capital e o povo
A condução da política econômica do país ficará a cargo de Carlos Manuel Urzúa Macías, próximo ministro da Fazenda e Crédito Público, ministro de Finanças na Chefadura de Governo da Cidade do México no governo de López Obrador, entre 2000 e 2003.
Matemático de formação, tem doutorado em Economia pela Universidade de Wisconsin e foi professor visitante em uma dezena de universidades, entre as quais se encontram a Georgetown e a Princeton. Tem o nível mais alto no Sistema Nacional de Pesquisadores e colocou ênfase em temas como a política de gastos públicos, impostos, concorrência econômica, pobreza, federalismo fiscal e história econômica.
Sua experiência na política econômica não é apenas teórica: durante anos foi consultor do Banco Mundial e da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Uma diferença com os últimos 42 anos, em que passaram sete presidentes, é que se promete uma política econômica “a serviço do povo e não das elites”.
Isso deve ter um efeito sobre a desarticulação da violência, que deixou mais de 230 mil mortos e cerca de 63 mil desaparecidos nos últimos 12 anos, incluindo 133 políticos assassinados durante esta campanha eleitoral, 48 dos quais eram candidatos ou pré-candidatos a cargos eletivos.
López Obrador pretende criar uma Secretaria de Segurança Pública Federal que assuma o controle da segurança interna do país no âmbito do Ministério da Governação, que também perderia sua área de inteligência, após o anúncio do fechamento do Centro de Pesquisa e Segurança Pública (CISEN), que herdou as funções de órgãos de segurança que realizaram a guerra suja contra a guerrilha mexicana desde os anos 50 e até o início dos anos 70 do século passado.
O responsável será Alfonso Durazo Montaño, que foi o secretário particular de Luis Donaldo Colosio Murrieta, o candidato do PRI à Presidência da República assassinado em março de 1994. Durazo entrou na campanha de Vicente Fox em 2000 e foi seu secretário particular, já como presidente, até 2004, quando renunciou e tornou-se um dos seus críticos mais contumazes. Ele se vinculou a López Obrador nas eleições presidenciais de seis anos atrás em sua terra natal, Sonora.
A questão da decomposição política e social do México não é menor. No final da campanha presidencial, López Obrador advertiu que se tentassem lhe roubar mais uma vez a Presidência, “acordariam o tigre”, fazendo uma alusão a uma possível explosão social diante do desgosto nacional. Paradoxalmente, esta ameaça representa um dos maiores desafios para o próprio presidente López Obrador: que não seja ele a acordar o tigre.
A reportagem é de Gerardo Albarrán de Alba, publicada por Página/12 e Caminho Político. A tradução é de André Langer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos