Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 14 de julho de 2018

"O caráter estratégico das eleições 2018"

Falar sobre crise no Brasil, nos últimos dois anos, parece o relato de uma história sem fim. O projeto de Michel Temer avança como um rolo compressor contra o povo brasileiro, aqueles que não compõem os 5% que mais lucraram com as suas políticas de desmonte, reformas e privatizações. Mais um dado se soma às estatísticas do avanço da recessão e da pobreza. A renda do trabalhador autônomo - trabalho por conta própria - caiu, entre 2016 e 2017, em média 33%. Os dados são do Departamento Intersindical de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e ainda revelam que a modalidade inchou desde o golpe de 2016 e a implantação da agenda neoliberal. O motivo da fermentação do trabalho autônomo é o avanço da política de austeridade imposta por Temer ao trabalhador, que amplia o abismo da crise e condena mais de 30 milhões ao desemprego e desalento - aqueles que não têm perspectiva de recolocação no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, em 2017, 23 milhões de pessoas que atuavam como autônomas no Brasil. E mais, o mapeamento do Dieese mostra que 77% destes trabalhadores não têm CNPJ, nem contribuem para a Previdência Social.
A pesquisa mostra ainda que as mulheres negras estão entre os autônomos com menor rendimento, em média R$ 809,00 por mês.
Há de se destacar que dos 13,2 milhões de brasileiros e brasileiras fora do mercado de trabalho, o percentual de mulheres foi 15% e o de homens, 11,6% no primeiro trimestre deste ano. O índice de pessoas negras alcançou 16% e o de brancos em 10,5% no período.
Esse dado também aparece em pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que indica que o perfil do desempregado no país é de mulher, nordestina e com idade entre 18 e 24 anos. Piauí, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro foram os estados que tiveram aumento no número de desocupados.
O estudo ainda aponta que o percentual de pessoas com ensino médio desempregadas ficou em 22% e as com nível superior, 6,6%.
Diante de um cenário de crise brutal e de um governo sem compromisso com o povo, as eleições de 2018 ganham caráter estratégico. Eleger candidatas e candidatos compromissados com um projeto de retomada do crescimento com geração do emprego e valorização do trabalho e defesa da nossa soberania é o caminho para vencermos a onda de ataques que se instalou no país desde maio de 2016.
Joanne Mota é jornalista e assessora da CTB Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos