Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 11 de julho de 2018

"Papa Francisco telefona para Gianni Vattimo, o filósofo do ''pensamento fraco''

11_07_gianni_vattimo_foto_www_notav_info.jpg
O estudioso italiano enviou uma cópia de seu último livro a Francisco, que telefonou para agradecer-lhe. Uma conversa breve e agradável sobre a Igreja e a filosofia: “Com esse papa, não me envergonho de dizer que sou católico”. Uma conversa espontânea, breve, mas agradável. Assim foi o bate-papo entre o Papa Francisco e Gianni Vattimo, que ocorreu há alguns dias por telefone. O pontífice quis agradecer ao filósofo italiano, ex-político de esquerda e “pai” do chamado pensamento fraco, por um livro que lhe foi presenteado por um amigo em comum. “Esse papa me tira a ‘vergonha’ de me declarar católico”, diz o estudioso ao Vatican Insider, contando alguns detalhes da conversa com o papa, com quem ele também compartilha o ano de nascimento (1936).
“O fato de ele ter encontrado tempo para me telefonar tem um grande significado. Estou comovido e emocionado com isso, o que posso fazer...”, diz Vattimo. “O papa é sempre o papa, e, como sou fiel e acredito acima de tudo na Igreja, é claro que o fato de ter falado com ele me tocou profundamente.”
Quem serviu de elo para essa comunicação particular foi o argentino Luis Liberman, fundador e diretor geral da Cátedra de Diálogo e da Cultura do Encontro, que passou primeiro por Turim e depois pela Casa Santa Marta, no Vaticano. Vattimo aproveitou a oportunidade para enviar ao pontífice o seu trabalho mais recente: assim, uma cópia de Essere e dintorni (Ser e arredores, em tradução livre: Editora Nave di Teseo, 2018, 425pp) chegou às mãos de Bergoglio.
Francisco “pegou-o, folheou-o, falou a respeito com Luis, que me telefonou enquanto estava sentado ao lado dele e me passou-o ao telefone. Trocamos algumas palavras. Ele me disse que me agradecia pelo livro, eu tentei explicar que é um livro de filosofia sobre Heidegger. Estou muito feliz por ter despertado o interesse do papa”, conta o filósofo.
E ele ainda se diz mais convencido de que a teologia católica precisa de uma renovação. Ele já havia proposto, quase em termos controversos, o pensamento do filósofo alemão para guiar essa mudança, particularmente pelas suas críticas à metafísica. Essa crítica, diz, poderia ser útil hoje à teologia católica nos tempos de Francisco.
“Eu disse justamente isso ao telefone para o papa. Mas não sei se ele está convencido disso ou não. Ele estava bastante interessado, mas, naturalmente, é um interesse relativo que um papa pode ter por esse tipo de coisas, tendo muitos outros pensamentos na cabeça. Eu não acho que ainda haverá uma mudança na teologia católica”, explica o professor, lúcido e ágil, apesar de seus 82 anos e dos evidentes achaques da idade.Já retirado da vida pública e intelectual, o livro Essere e dintorni quer ser uma espécie de contribuição final. “Não sei se ele é perfeito, mas é a melhor contribuição que eu posso dar agora, considerando as minhas forças”, diz. No texto, Vattimo – ele mesmo ressalta – incita a “lutar para que a humanidade sobreviva ao poder nivelador da tecnologia e do capitalismo”.
Apesar de seu passado de convicta militância comunista e do seu compromisso com a liderança nacional pela “Coordenação Homossexual” na Itália, o estudioso assegura que nunca deixou de ser católico. Mesmo quando jornalistas e observadores o transformaram em um ícone agnóstico.
Mas Vattimo nunca se esqueceu do seu tempo na Juventude Estudantil da Ação Católica e da sua infância no oratório. Também não nega sua adesão no Partido Radical, aos Democratas de Esquerda e à Italia dei Valori, com a qual foi eleito deputado em 2009, sempre reivindicando sua filiação comunista.
Essa fase, no entanto, passou: o filósofo diz que se sente hoje mais católico do que nunca, porque, especifica, identifica-se no “catolicismo de Francisco”. Em vez disso, no passado, admite, ele não declarava abertamente sua filiação religiosa, porque a sentia “como um peso”. Agora está “contente” por pertencer à Igreja.
“De Francisco, tocam-me o seu modo de se apresentar ao mundo, as suas novidades, como o fato de me chamar ao telefone, por exemplo... Ele é um papa novo, sem faltar com o respeito para com aqueles que o antecederam. Eu sempre digo que ele é um papa que me tira a ‘vergonha’ de me declarar católico, onde se declarar católico é um problema. Às vezes me perguntam: ‘Mas como você pode crer em certas coisas?’. Com esse papa, eu não tenho nenhum constrangimento em dizer que acredito.”
“Eu espero – conclui Gianni Vattimo – que as coisas que ele está fazendo possam deixar um sinal importante na Igreja. O problema é que a Igreja não é só o papa. Eu tenho que admitir que não vejo uma grande transformação na Igreja em geral. Parece-me que ainda há uma grande inércia, uma espécie de preguiça no grande corpo da Igreja, que requer tempo para ser transformada. O papa precisa avançar ainda mais. Parece-me que ele é um pouco lento em ditar as novidades. Mas ele é o papa, e eu sou um simples fiel ‘periférico’.”
A reportagem é de Andrés Beltramo Álvarez, publicada em Vatican Insider e Caminho Político. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos