Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 14 de julho de 2018

"Professora pede “esforço de guerra” para proteger região Amazônica"

Especialistas apresentaram sugestões na tarde desta quinta-feira (12) para ampliar a cooperação entre países amazônicos. O tema foi debatido em seminário, na Câmara dos Deputados, sobre os 40 anos da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. 
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Seminário sobre os 40 anos do tratado amazônico
Seminário reuniu representantes dos oito países integrantes da OTCA
A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Nazaré Imbiriba disse que a expansão da fronteira agrícola e as mudanças climáticas impõem um “esforço de guerra”, com políticas públicas permanentes para educação, saúde e meio ambiente, além de respeito aos saberes ancestrais andino-amazônicos.
“Se nós chegarmos aos 25% de desmatamento e fogo, poderemos entrar em uma era de ‘savanização’. Não é brincadeira, não é falácia.
Essa região é estratégica; e a situação, calamitosa”, declarou, durante o evento promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Na mesma linha, o presidente da Fundação Equatoriana de Estudos Ecológicos, Danilo Silva, pediu foco em negócios e oportunidades específicos para a região Amazônica como um todo.
“Por que não falar de um modelo um pouco mais local, que nos permita conjugar a parte ecológica com a parte econômica?”, indagou. “Temos a proposta de promover uma cooperação técnico-científica sul-sul, fortalecendo os laços entre os países e gerando oportunidades e negócios sustentáveis”, acrescentou.
Financiamento
Atualmente, a OTCA já desenvolve vários projetos de cooperação socioambiental e econômica. No entanto, outro desafio a ser superado na integração amazônica é o financiamento dos programas regionais, como afirmou o representante do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, embaixador Norberto Moretti, co-organizador do seminário.

“Para financiar esses projetos, precisamos de recursos adicionais, seja dos países membros, de outras organizações ou de nações amigas”, apontou.
Agenda amazônica
No término do seminário, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), resumiu algumas das ações para fortalecer a OTCA e priorizar a chamada “agenda amazônica” nas discussões intergovernamentais.

“É preciso estimular parcerias com instituições acadêmicas, associações da sociedade civil, empresariado e parlamentos de todos os países da Amazônia. Somente juntos poderemos alcançar o objetivo do desenvolvimento humano com responsabilidade socioambiental”, explicou.
Em novembro, deve ser aprovada agenda até 2030 da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. As novas metas devem ser referendadas em uma reunião de cúpula de presidentes de países da região, no primeiro trimestre de 2019.O deputado apontou ainda que o aprofundamento da cooperação “é a única maneira de otimizar recursos e garantir resultados duradouros”, sobretudo em relação ao conhecimento técnico-científico.
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos