Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 11 de julho de 2018

"SAÚDE: Introdução alimentar pode ser facilitada por berçários e escolas"

A introdução alimentar em bebês é uma das fases mais desafiadoras da vida familiar. O momento, que é de adaptação ao “novo”, promove uma rotina nutricional para a criança e molda o seu comportamento alimentar do futuro – por este motivo, a etapa é considerada tão importante por especialistas. A partir do sexto mês, já se torna possível a experimentação de alguns alimentos na vida do neném. Tendo em vista que, antes disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) defende a exclusividade do leite materno. Normalmente mais abertos aos gostos adocicados, os bebês costumam ter mais facilidade com papinhas de fruta, por exemplo. Conforme explica a diretora do Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras, a psicopedagoga Ivete Barros, o berçário e a escolinha desempenham um papel importante no processo de introdução alimentar por se utilizarem de recursos lúdicos em prol de facilitar esse processo de aprendizagem.
“No ambiente escolar, a introdução à educação alimentar acontece quando os professores estimulam as crianças pelas cores e sabores – e esse exercício traz muitos benefícios futuros. São ensinamentos que ficam para a vida”, ressalta.
Ivete complementa que é durante o período que vai dos seis meses aos três anos que a criança constrói suas preferências gustativas. Logo, recomenda-se que os pais tenham em mente a regra dos 15. Ou seja, ofereçam de 12 a 15 vezes o mesmo alimento para que o bebê aprenda a gostar.
"A ideia é que, desta forma, as novas gerações sejam condicionadas a uma alimentação equilibrada do ponto de vista nutricional. É normal você dar uma fruta e ele cuspir. O erro é assumir a derrota e deixar a fruta de lado. Jogar os alimentos para fora com a língua é ele imitando o movimento de sucção. E, mesmo quando ele não quer comer de modo algum, dá pra tentar mais uma vez. Apresente o alimento de outra forma, se preciso", pondera.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VS. EXEMPLO – A psicopedagoga salienta que se uma criança não for exposta, durante a infância, a uma rotina alimentar com excesso de sal e açúcar, a tendência é que ela não consuma descomedidamente tais ingredientes no futuro. Inclusive, durante os primeiros anos de vida, boa parte dos nutricionistas defende a substituição do sal por temperos como cebolinha, salsinha e hortelã.
“É claro que a criança vai querer comer o chocolate ou desejar qualquer outro industrializado. Mas, se há a correta orientação em casa, o brigadeiro será sinônimo de exceção e não se tornará regra”, comenta Ivete.
No entanto, ela explica que um dos pontos fundamentais da introdução e educação alimentar é o exemplo. Para a psicopedagoga, os pais e a família desempenham um dos mais importantes papeis, já que ensinam por meio dos próprios hábitos.
"É difícil convencer um filho de que as verduras são saudáveis se o pai ou a mãe não colocam a salada no prato. Uma criança também não assimilará que um suco de laranja é insubstituível caso a família consuma refrigerante aos litros. O exemplo é a melhor forma de levar conhecimento às crianças. Se os pais almejam uma boa alimentação para os filhos, é necessário que eles se alimentem bem. Essa regra vale para tudo, já que a tendência é que o filho assimile e reproduza o comportamento dos pais”, conclui.
EDUCANDÁRIO – Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso.
A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música.
O Educandário Jardim das Goiabeiras Baby, atende alunos de quatro meses a dois anos, fica ao lado da unidade matriz, que atende as crianças de dois a cinco anos, localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 99976-9516.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos