Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

quarta-feira, 11 de julho de 2018

"Wellington homenageia Unemat por 40 anos e reafirma luta pelo ensino superior em MT"

Senador trabalha agora para garantir medidas na LDO para a efetiva implantação da Universidade Federal de Rondonópolis. Os 40 anos de fundação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) foram celebrados no plenário do Senado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador. O parlamentar elogiou a qualidade do ensino da instituição e disse que a universidade, fundada em 1978 na cidade de Cáceres, já tem vários campi avançados, abrangendo todas as regiões do Estado. Atualmente, a Unemat está presente nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. Wellington informou que está apoiando a luta pela implantação da universidade também em Rondonópolis, no Sul do Estado, encampando a iniciativa de vereadores e da comunidade local.
“A interiorização das universidades aumenta a oferta de empregos, de renda e principalmente de serviços e profissionais de todas as áreas. Isso é literalmente interiorizar o desenvolvimento” – afirmou o parlamentar.
A Unemat foi pioneira entre as instituições de nível superior na prática da formação de professores indígenas. Nas três primeiras turmas iniciadas há 15 anos, 180 eram índios e 20 pertenciam a grupos indígenas de outros Estados. De 2001 a 2016, foram graduados pelo campus da Unemat, em Barra do Bugres, cerca de 450 indígenas, primeira turma formada em nível de Brasil.
Fagundes também homenageou os professores Osvaldo Sobrinho, ex-deputado federal e ex-senador da República que, na época em que foi secretário de Educação, foi um dos que mais lutou pela implantação da Unemat. Além disso, ele prestou elogios ao professor Carlos Maldonado, que implantou a universidade cujo modelo de gestão considerou um exemplo e que foi seguido por outros reitores, como o professor Adriano.
O senador republicano aproveitou para saudar ainda os professores Rodrigo Zanin e Nilce Maria da Silva, recém-eleitos para a reitoria e vice-reitoria da Unemat. “A escolha por ambos foi a confirmação de que é necessário haver continuidade em todos os processos educacionais, pois ambos participaram da gestão anterior da instituição e agora pretendem seguir na mesma toada do crescimento” - frisou.
Fagundes frisou, ao final de seu discurso, que entre as suas emendas encaminhadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, está a que garante a criação de cargos - inclusive os de direção - e funções gratificadas para a Universidade Federal de Rondonópolis, aprovada por lei neste ano após intensa luta parlamentar. Ele completou afirmando que não há como a universidade funcionar de maneira adequada sem o provimento de novos cargos. “Para isso, é necessário que se insira prévia autorização na LDO”, explanou o republicano.
Da Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário