Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 28 de agosto de 2018

"Documentarista brasileira é presa na Nicarágua, sofre maus tratos e é deportada para os Estados Unidos"

A América Central segue acumulando exemplos de violação dos direitos de liberdade e expressão. Desta vez, o problema envolveu uma brasileira na Nicarágua. A documentarista Emília Mello foi detida no último sábado enquanto se preparava para filmar protestos contra o governo. Foi deportada no domingo, mas antes disso denunciou maus-tratos sofridos durante a detenção.A informação foi confirmada pelo secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Paulo Abrão, em sua conta no Twitter. “A brasileira-estadunidense Emilia Mello relata que sofreu um longo interrogatório e maus-tratos psicológicos de parte das autoridades na Nicarágua. Ela foi deportada ontem à tarde (domingo) em um voo que saiu para El Salvador. Seguiu para a Cidade do México e hoje (segunda) irá para Nova York”, escreveu.
Emilia Mello também tem cidadania americana e iria gravar um projeto sobre a crise na Nicarágua no momento em que foi detida. Ela foi presa com outras 19 pessoas, todas nicaraguenses, que foram liberados depois.
Este é mais um caso de violência no conturbado ambiente do país. A Nicarágua sofre com a repressão do governo aos protestos que tomam conta do país desde abril, quando um movimento popular conseguir frear as reformas sociais. Desde então, os manifestantes querem a renúncia do presidente Daniel Ortega, que está há 11 anos no poder e é acusado de abuso e corrupção.
De acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), já são mais de 300 civis mortos devido à brutal repressão do governo.
A perseguição à imprensa também se tornou rotina. Carlos Pastora, diretor-geral do Canal 10, da Nicarágua, buscou refúgio na embaixada de Honduras, na cidade de Manágua.
Segundo o site La Prensa, da Nicarágua, Pastora tentou embarcar no dia 21 de agosto para Miami e os agentes de imigração não permitiram seu embarque no avião, alegando que ele estava sob restrição migratória.
Como é hondurenho, Pastora não pensou duas vezes em pedir ajuda à embaixada de seu país na Nicarágua. Ao mesmo tempo, ele enviou uma carta ao Comissário Nacional de Direitos Humanos de Honduras, Roberto Cáceres, explicando sua situação. O documentou chegou a ser divulgado e foi lido no ar pelo Canal 10.
“Meus direitos humanos estão sendo violados por parte do governo, e minha família e eu tememos por nossas vidas, denunciando que poderíamos ser mortos, e clamando às autoridades do meu país, que nos ajude imediatamente”, escreveu Pastora.
IMPRENSA/Caminho Político
Foto La Prensa / O. Navarrete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos