Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

"Professora da rede municipal de educação lança livro nesta sexta-feira (31)"

A obra, de Viviani Darolt Rabelo, traz os resultados de uma pesquisa e estudos realizados com professores de Educação Física sobre formação continuada. ‘Educação Física em questão. Experiências formativas na Educação Infantil’ é o título do livro que será lançado nesta sexta-feira (31), às 14h30, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação. Publicado pela Editora CRV, a obra traz os resultados de uma pesquisa e os estudos realizados sobre o tema pela professora Viviani Darolt Rabelo, sob a orientação do professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evando Carlos Moreira. Segundo Viviani Darolt, o objetivo inicial do estudo foi organizar e desenvolver, com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino, uma proposta de formação continuada, fundamentada na reflexão sobre as atividades cotidianas dos docentes e, ao mesmo tempo, que estivesse alinhada aos conteúdos previstos na Matriz Curricular de Referência para a Educação Infantil (4 a 5 anos) e que trouxesse alternativas para a melhoria das práticas pedagógicas escolares.
“A pesquisa traz um mapeamento das dificuldades enfrentadas pelos professores no seu dia a dia, no desenvolvimento dos conteúdos previstos na Matriz Curricular de Referência para a Educação Infantil, e demonstra a importância de que haja um esforço permanente de qualificação desses profissionais, dentro de um cenário realista”, destacou Viviani Darolt.
O texto é organizado a partir de um referencial teórico e subdivido em capítulos. Em um deles, intitulado ‘Formação de Professores’, estão relacionados conceitos e observações sobre a formação inicial, e o desenvolvimento profissional, refletidos na ação pedagógica do docente. Já a parte de ‘Formação de Professores de Educação Física’, são retratados os fatores históricos que influenciaram a ação dos professores presentes até os dias atuais.
No capitulo, ‘O Professor e a sua Formação Contínua’, são abordados os processos de desenvolvimento, na perspectiva da aquisição de saberes, atitudes e habilidades docentes, na intenção de promover mudanças na maneira de agir e pensar do professor. Em outro, ‘Educação Física e as necessidades para atuar na Educação Infantil’, Viviani Darolt trata de aspectos específicos ligados aos professores da área e relaciona as perspectivas históricas da infância e o atendimento às crianças no contexto escolar, associando o brincar, o ensino infantil e a Educação Física.
A obra apresenta ainda a metodologia utilizada na pesquisa, seus resultados e as discussões realizadas durante o estudo.
“Entendemos que é necessário criar maneiras e espaços para que esses professores possam interagir e dialogar sobre as situações do seu cotidiano pedagógico, abrindo um campo para novas ideias e práticas. Nesse sentido, a formação contínua é um instrumento que precisa ser planejado e orientado, com base na realidade vivida 'no chão da escola', pensando no desenvolvimento do profissional e na melhora da educação como um todo”, salientou a professora.
Programação
A tarde de autógrafos começa às 14h30, com o lançamento do livro, seguido de uma apresentação cultural e palestra da Profª. Viviani Darolt Rabelo. Às 15h30, no espaço lounge da SME, será servido um cooffe break com venda da obra, além das assinaturas dos volumes, por parte da autora. O livro ‘Educação Física em questão. Experiências formativas na Educação Infantil’ , será vendido ao preço de R$ 40,00.
Os autores
Viviani Darolt Rabelo é natural de Ibirama/MT. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1999, é pós-graduada em Ciência do Movimento Humano pelo IBIPEX e em Biomedicina, pela Faculdade de Cuiabá (2014). Possui mestrado em Educação Física pela UFMT (2017) e treinamento em Microbiologia no Hospital Universitário Julio Muller. Foi assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e atualmente está vinculada à Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Tomich Monteiro da Silva.
Possui experiência na área de Educação Física, Didática, Fundamentos da Educação Infantil, Ginástica Artística, Dança e Atividades Rítmicas, Natação e Hidroginástica. Atua principalmente nas áreas de Currículo na Educação Infantil, Ginástica, Dança, Didática e Estágio.
Evando Carlos Moreira possui licenciatura Plena em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1998), mestrado e doutorado em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2002 e 2007), e pós-doutorado em Estudo das Crianças pela Universidade do Minho – Portugal (2018).
Atualmente é professor associado II da Faculdade e Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, com polo na Faculdade de Educação e coordenação nacional da UNESP, ambos da UFMT.
MARIA BARBANT
Jorge Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário