Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 1 de setembro de 2018

"ASSISTÊNCIA SOCIAL: Governo Taques reduz índice de pobreza em MT com Pró-Família"

Mato Grosso teve uma redução de 1,3% no índice de pobreza extrema com a implantação do Programa Pró-Família do Governo Pedro Taques. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. Hoje, 25 mil famílias são beneficiadas com recursos mensais para compra de alimentos. Os investimentos, oriundos do Fundo de Erradicação da Pobreza, para melhorar a vida do cidadão mais necessitado são de R$ 2,3 milhões. Segundo a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social Monica Camolezi os dados revelam o compromisso do governador com os mato-grossenses que precisam da ação direta do Estado e se diferem do contexto nacional. “Ao contrário do que está acontecendo no Brasil, onde a pobreza aumentou mais de 37%, nós reduzimos esse índice”.
Presente em 139 municípios, o Pró-Família beneficia famílias com um cartão no valor de R$ 100 mensais destinado exclusivamente para a compra de alimentos junto a uma rede de mercados credenciados. Quase 3 mil agentes comunitários de saúde e mais de 220 assistentes sociais e psicólogos também estão entre os que tem direito a receber o auxílio.
Pedro Taques implantou o programa em Mato Grosso com o objetivo de promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social. O Pró-Família permite que os beneficiários recebam, além da transferência de renda, o acompanhamento escolar e da saúde das crianças bem como a capacitação para que os adultos sejam inseridos no mercado de trabalho.
SOCIAL - Entre 2015 e 2018, a Setas foi responsável por outras ações para contribuir com a área do social. Dentre elas, destacam-se as ações de cidadania que atenderam mais de 413 mil pessoas. O Emprega Rede, outro programa do Governo Taques, realizou 14.411 atendimentos. Nesse período foram entregues 1.032 registros de cidadania indígena e 1.147 casamentos sociais. Na Caravana da Transformação quase 30 mil atendimentos em cidadania foram realizados e conselhos tutelares de todas as regiões receberam 150 veículos.
Para ampliar o acesso aos serviços do Estado, o Governo de Mato Grosso, na atual gestão, já inaugurou novas unidades do Ganha Tempo em Várzea Grande, no bairro CPA em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, além de reformar o Ganha Tempo Ipiranga, também na capital. No dia 13 de setembro, uma nova unidade será inaugurada em Barra do Garças.
“Apesar da crise financeira que assolou o país, Mato Grosso conseguiu realizar várias ações de grande porte para a melhoria da vida do cidadão. O Governo do Estado cumpriu a promessa de não deixar nenhum mato-grossense para trás”, afirmou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário