Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 16 de setembro de 2018

"Automaticidade e medo, e seus reflexos na escolha política"

O ritmo da vida moderna vem exigindo cada vez mais que o ser humano tome decisões instantâneas e que use com frequência de “atalhos” para tal. Atrelado ainda a pressa, ao estres, a incerteza, a indiferença e ao descrédito da classe política, tem tornado o brasileiro cada vez mais confuso e cansado, e diante de um turbilhão de informações de momento, ele é quase que obrigado a enfocar apenas frações dessas mesmas informações disponíveis para tomar decisões sobre as cobranças incessantes do dia a dia, e muito mais para as escolhas política. É preciso observar bem a isso, pois outubro vem ai e os verdadeiros políticos bagres ensaboados estão à solta impondo mentiras e medo para o eleitor. Verdadeiro terrorismo mental. Muitas pessoas até se apresentam como “espertas” para discernir sobre isso, contudo o que se vê é que muitos se deixam levar pelas velhas raposas, fazendo parecer muito mais como tolos ou coisa pior. Claro que o elogio de “tolo” vale propriamente para os “apadrinhados e fanáticos de plantão”, que pelas redes sociais; WhatsApp, Facebook e outros mais, se degradam em favor de candidatos fichas-sujas já que dependem verdadeiramente da “babação” para viver.
Aliás, se retirarem “esses” dessa situação, morrem por inanição já que não sabem fazer outra coisa, senão “puxar”. O escritor e psicólogo social Robert B. Cialdini explica muito bem sobre “esse tipo” no livro: As armas da persuasão.
Nestes dias de campanha eleitoral não é difícil deparar com políticos camaleões, que mudam de cor conforme a situação e ambiente. Com variedades de opções de estilos, tem político que tenta esconder as falcatruas do passado, e se apresenta como a verdadeira novidade, mesmo estando como dinossauro na política, onde muito se enriqueceu a custa do erário público. Num passe de mágica, os canalhas de ontem se transformaram em anjinhos do hoje. Outros tentam se perpetuar no poder com a chamada “familiocracia política”, passando poder de pai pra filho, de irmão pra irmão, de esposa para marido, e por ai vai. Isso corre a rodo e na maior cara dura. Só não vê quem não quer.
Ora! O ser humano tem mecanismos celebrais eficazes e insuperáveis na capacidade de analisar a enormidade desses fatos e frear isso. O eleitor precisa analisar isso com cautela e escolher pelo menos aquele que de fato representa a verdadeira novidade. Numa entrevista recente ao Jornal Folha de S. Paulo, o escritor Steven Pinker retrata algo nesse sentido: o medo. Fala do negativo como um todo, e que o lado “ruim” das coisas é muito forte, e seus efeitos psicológicos naquilo que pode dar errado, sobrepõe o que pode dar certo. Ele diz que a tendências de lembrar-se dos acontecimentos negativos, do que positivos. Dessa forma, a mentira e o medo, podem se tornar um atrativo comum na hora de se tomar uma decisão sobre algo ou alguém. Isso é bem válido na hora do eleitor votar sem empregar ao candidato escolhido todas as informações disponíveis sobre ele. Vale alertar que usar apenas partes isoladas, como medo ou reciprocidade, e afeição, do total, pra decidir por aqueles que irão representa-los na política, é no mínimo uma insensatez. Primeiro se atente para a coerência e a aprovação, ou os erros serão crassos.
Como simples mortal, o homem tem as suas limitações de capacidade, contudo, visando à eficiência e o bem coletivo, deve parar pra pensar e analisar, e com certeza a mente se norteará pelo certo. Por isso é necessário tomar uma decisão demorada, sofisticada e plenamente informada do presente, e muito mais sobre o passado do político. Trocar a resposta automática e até primitiva, baseada em apenas quesitos pertinentes à situação do momento, para uma resposta mais apurada. Rejeitar as pistas solitárias (automaticidade e medo), e se inclinar ao tempo, a energia ou aos recursos cognitivos necessários para realizar uma análise completa da situação. Caso contrário, se regride em escolhas erradas ao ponto de aceitar o velho ditado: no fundo o brasileiro merece os políticos que têm.
Elizeu Silva é jornalista em Mato Grosso elizeulivramento@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos