Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.
Incentivos para motoristas parceiros

domingo, 23 de setembro de 2018

"Edições Câmara lança obra de primeira escritora negra do Brasil"

Cultura - geral - Exposição As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil – Histórias não contadas” Maria FirminaEm um esforço de valorizar as escritoras brasileiras, a Edições Câmara – editora pertencente à Casa – lançou uma edição de "Úrsula e outras obras", de Maria Firmina dos Reis.
A escritora é uma das homenageadas na exposição “As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil”, em cartaz até 3 de outubro no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. 

Considerada a primeira escritora negra do Brasil e a primeira autora de romance abolicionista em toda a língua portuguesa, Maria Firmina foi pioneira na denúncia da opressão a negros e mulheres no Brasil do século XIX.

Infelizmente não foi reconhecida em vida. Neste trecho do prólogo da obra Úrsula, de 1859, a própria autora revela a condição feminina da época:
"Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem".
O editor do livro, Wellington Brandão, fala sobre a relevância da autora.
"A Maria Firmino tem toda essa importância por mostrar a voz do personagem negro que, na literatura brasileira, por tanto tempo, ficou apagada. Na literatura de Maria Firmino, essa voz aparece legitimada porque a escritora era filha de uma escrava liberta e esses personagens, diferente de outros autores, têm memória e eloquência", destacou.
Outros autores
Além de "Úrsula e outras obras", a editora da Câmara oferece diversos outros títulos. O acervo, disponível em wwww.livraria.camara.leg.br, conta com grandes autores, como Machado de Assis, Aluísio Azevedo e José de Alencar. 

O leitor pode comprar os livros físicos por preços acessíveis. Dom Casmurro, de Machado de Assis, por exemplo, custa 10 reais, com frete grátis. Pode também baixar gratuitamente a obra. O site conta com cerca de 160 livros disponíveis para download.

Audio Player
Ouça esta matéria na Rádio Câmara
Segundo o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara, André Freire, a Edições Câmara busca uma forma efetiva de levar cidadania para a população.

"Isso é, de fato, o acesso do cidadão à informação de qualidade e informação do Parlamento brasileiro. No site e na livraria física que tem na Câmara, o cidadão pode ter acesso ao conteúdo oficial. Entender as leis do seu país. E ao mesmo tempo, no processo de enriquecimento cultural, o cidadão tem acesso a publicações que fazem parte da história e da memória coletiva brasileira, da identidade cultural do Brasil", informou.
Reportagem - Giovanna Maria
Edição - Geórgia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário