Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

"O outono político de Angela Merkel"

Merkel reconheceu a derrota na eleição para a liderança da bancadaQuase duas décadas atrás, líder democrata-cristã exortava seu partido a se libertar da velha guarda e "aprender a andar" sem ela. Agora parece ter chegado a hora dela de abrir caminho para o futuro."Revolução!" e "O que vai ser, agora?": o cotidiano político de Berlim alternava entre a ironia e o suspense nesta quarta-feira (26/09) em Berlim. Por um lado, do ponto de vista formal, a vida prossegue: reunião de gabinete na Chancelaria Federal, sessões das comissões no Parlamento e assim por diante.
Por outro, a chefe de governo, Angela Merkel, não é mais a mesma desde o afastamento do mais fiel dos seus homens de confiança, Volker Kauder, da liderança da bancada conservadora. É o que se notava em sua voz e, mais ainda, em seu rosto, já na noite da véspera.
"Esta é uma hora da democracia, também há derrotas, não há o que disfarçar. Mas, apesar disso, eu gostaria que a bancada parlamentar da CDU/CSU continuasse a trabalhar de forma bem-sucedido. Por isso vou apoiar [o sucessor de Kauder] Ralph Brinkhaus, onde quer que me seja possível." Essa foi a declaração de uma política acabara de ser derrotada.
A própria Merkel tinha um compromisso de última hora para a manhã da quarta-feira: o novo chefe de bancada Brinkhaus foi visitá-la na Chancelaria Federal. Antes, ele já anunciara: "Temos projetos ambiciosos pela frente, então amanhã estaremos fazendo aquilo que as pessoas esperam de nós, ou seja: trabalhando".
A escolha de Brinkhaus foi, sem dúvida, um sinal de vida de uma bancada que há muito parecia letárgica, o sinal de que ela não está disposta a seguir obedecendo a cada gesto dos chefes de partido Merkel (CDU) e Horst Seehofer (CSU).
Mas não se trata de um golpe contra a líder democrata-cristã – isso está claro para quem leu ou escutou os discursos de Brinkhaus ou conhece um pouco o deputado eleito para o Parlamento em 2009. Os golpistas da bancada são outros.
"Ele conquistou muitos deputados ao dizer que está do lado de Merkel e que não quer nenhuma mudança de curso: trata-se de um novo estilo de trabalho", comentou Armin Laschet, governador do estado da Renânia do Norte-Vestfália e vice-presidente da CDU.
Merkel do outro lado do putsch
Favorável a Merkel é o fato de os discursos de Brinkhaus no Parlamento, de cunho sobretudo político, serem francamente pró-União Europeia. Ele reforça o dever do lado alemão de procurar o consenso e é um defensor clássico da economia social de mercado. No entanto, não é um seguidor incondicional de Merkel, como Kauder era.
O fato de a CDU não ser tradicionalmente um partido de golpes é que torna o acontecimento da noite de terça-feira tão fora do comum na história das uniões Democrata Cristã e Social Cristã. Em última análise, a bancada deu um sinal: independente do que ocorra um dia com Merkel ou com o governo, a CDU/CSU está apta a se pronunciar e a agir.
Essa é uma vivência inédita para Merkel, que liderou o mais recente putsch na CDU, em 1999, ao afastar o eterno líder partidário Helmut Kohl e, menos de cinco meses mais tarde, assumir pessoalmente o cargo dele. "O partido", escrevia Merkel 19 anos atrás, precisava "aprender a andar, futuramente enfrentar a luta com o adversário político, mesmo sem [...] Helmut Kohl."
A bancada conservadora está aprendendo agora a andar, de repente, finalmente. Os adversários políticos dizem que o afastamento de Kauder é um voto de desconfiança contra Merkel: os próximos dias mostrarão se eles têm mesmo razão.
Seja como for, trata-se de um sinal para ela. Também os parceiros comerciais ou os concorrentes no palco europeu observarão com atenção, sabedores de que a chanceler federal chegou a seu outono político.
Agora, os três líderes da coalizão de governo, Merkel, Seehofer e Andrea Nahles (SPD) estão sob contagem regressiva em seus respectivos partidos. E as eleições estaduais de outubro na Baviera e em Hessen, estados onde CDU e CSU tentam se manter no poder, têm potencial para influenciar os destinos do governo federal.
No início de 2018, a eleição de Annegret Kramp-Karrenbauer para secretária-geral da CDU foi uma vitória de Merkel e foi recebida com júbilo na CDU, mas, desde a eleição de Brinkhaus, está claro que os ventos podem virar contra a chefe de governo a qualquer momento.
Mais cedo ou mais tarde, ela terá que anunciar se voltará a concorrer à liderança democrata-cristã. "Ela vai, sim", afirma o cientista político Gero Neugebauer, "pois só a partir dessa posição ela tem a autoridade necessária para se apresentar diante da bancada como chefe de partido. Nesse sentido, eu acho que ela vai consolidar a posição dela."
Mas Neugebauer também acha que Merkel está começando a considerar quem a sucederá como chefe da CDU.
Christoph Strack (av)Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos