Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 30 de setembro de 2018

"Setembro, a Primavera das Flores e dos Povos: chegou a hora!

A nossa nação de território continental, o quinto maior país do mundo, é também a primeira em população negra fora da África, de formação tríplice contando com os colonizadores, os colonizados e os escravizados. E o último a abolir a escravidão no mundo ocidental. Chega ao século 21, após 130 anos de sua abolição, sem mudanças significativas. O povo colonizado (povos indígenas) sendo desapropriado, isolado e aniquilado. Os povos escravizados continuam sem liberdade, acesso ao trabalho, à educação, saúde e moradia. Nos dias atuais, junto a todas essas questões, o que temos é a criminalização da pobreza. Pagamos com a vida pela condição de ser pobre, pagamos cotidianamente pelas consequências históricas de um povo colonizado e escravizado, que através de uma abolição lenta, gradual e segura, inteligentemente, manteve seu status quo -- que com toda luta, dos abolicionistas, quilombolas e a pressão internacional, pode ser constituído de endossos e armadilhas que nos prendem nas mesmas condições histórico-sociais até os dias de hoje, mantendo e ampliando as condições daqueles que já as tinham.
Duas leis sequenciais foram promulgadas no período, a que colocava fim ao tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queirós, número 581, de 1850), esvaziando a pressão externa, e a Lei da Terra, (número 601, de 18 de setembro de 1850), fortalecendo as relações internas. Sendo esta última, a que possibilitava que terras passassem a ser propriedades privadas, uma forma de responder aos “prejuízos” da classe dominante local pelo fim do tráfico negreiro. Tirando de nós toda e qualquer possibilidade e perspectiva de dignidade.
Finda setembro, e nos portões de outubro a esperança, e junto dela a chave das mudanças, que com a força do povo, iremos girar rumo a um novo tempo. O tempo das flores, com o colorido das diversidades, a beleza e a força das margaridas, e a essência das camélias.
As condições estruturais e sociais que antecederam a abolição, tais como a Lei da Terra (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885), todas instituídas no mês de setembro, diferentemente do que pregavam, estruturaram todas as formas de exclusão contra a população escravizada (Nativa e da Diáspora), perpetuando a estrutura social vigente.
A Lei da Terra condicionou o que chamamos de latifúndio, que por consequência ajustou uma das maiores concentrações de renda no mundo. No cenário atual, apenas 30% da população detém 1% da riqueza nacional. É o que indica a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, coordenada, entre outros, pelo economista francês Thomas Piketty.
Nem a nossa Carta Magna, a Constituição que significou avanços expressivos para o povo brasileiro celebrando seus 30 anos, conseguiu dar justeza e equilíbrio a essa questão. O período constituinte retrata um processo revigorante de democratização, com a força do povo e dos movimentos sociais, com papel destacado para as mulheres dentro dos movimentos.
Nos deparamos neste momento - dados os retrocessos consequentes de um governo golpista, ilegítimo e entreguista, um lesa-pátria - com a mais profunda crise econômica, política, social e histórica, dado o agravante perigo do fascismo.
Nos encontramos no portão de entrada para um novo cenário para a classe trabalhadora, que se constitui dos organismos fundamentais que são os desejos individuais e coletivos por mudanças históricas e quebras de paradigmas que possam devolver a nossa propriedade de nação, e junto com ela a dignidade de um povo livre que vai construir sua própria história.
Finda setembro, e nos portões de outubro a esperança, e junto dela a chave das mudanças, que com a força do povo, iremos girar rumo a um novo tempo. O tempo das flores, com o colorido das diversidades, a beleza e a força das margaridas, e a essência das camélias.
E com esse objetivo estaremos todas e todos neste sábado (29) nas ruas defendo esse projeto: o projeto de uma nação livre de fato, onde a liberdade chega para todo esse nosso povo forte e aguerrido, onde os povos e a população tenham novamente o direito à dignidade e à vida, como nos 13 anos de governo democrático e popular.
É como diz o comandante Lula: “Os poderosos podem matar 1, 2 ou 100 rosas. Mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera!”
Sendo assim, vamos com Rincón Sapiência: Os pretos são a chave, abram os portões!
Mônica Custódio é secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos