Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

"Tapurah já fez a destinação final de 24 mil kg de pneus inservíveis em 2018"

Pensando no bem estar e na saúde da população, a Prefeitura Municipal de Tapurah tem realizado diversas ações para manter a cidade limpa e organizada. Dentre elas, está a destinação correta de pneus inservíveis. Além de poluir o meio ambiente, eles podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Através da ONG Reciclanip, por meio de convênio com a prefeitura, os pneus são encaminhados para os locais onde serão reaproveitados de alguma forma, conforme a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama de nº 258/1999, modificada pela Resolução Conama de nº 301 de 21/03/2002 e Conama de nº 416 de 30/09/2009. A secretária de Desenvolvimento da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo, Cintia Fabiana Rincão, conta que já foram destinados 24 mil quilos de pneus de caminhão. As empresas que trabalham nesse ramo são as responsáveis pela destinação e organização. “A Secretaria de Meio Ambiente orienta que todas as empresas que trabalham com produtos de borracha devem dar destinação correta para os mesmos. Quando há um volume considerável, a secretaria entra em contato com a Reciclanip e a mesma encaminha para uma empresa terceirizada, a qual se encarrega da retirada”, contou a secretária.
Para onde vão os pneus inservíveis? Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal. No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.
Reaproveitamento
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.
Resolução nº 416, de 30/09/2009
Art. 1o Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporçãodefinida nesta Resolução.
§ 1o Os distribuidores, os revendedores, os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneus inservíveis existentes no País, previstos nesta Resolução.
Maurício Dalepiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos