Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

"ELEIÇÕES 2018: Campanha entra na reta final mais polarizada"

Protesto contra Jair Bolsonaro em Curitiba: mulheres lideram rejeição ao candidatoA menos de uma semana do primeiro turno, cenário contraria previsões de que a candidatura de Bolsonaro perderia energia de maneira decisiva e que Lula teria dificuldades para transferir votos para Haddad. Poucos dias separam os brasileiros do primeiro turno das eleições. O cenário já parece indicar quem serão os candidatos à Presidência que devem passar para a segunda rodada: Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que concorre como substituto do ex-presidente Lula, que permanece preso.
No início do ano, esse cenário foi raramente considerado em previsões. Mas esta acabou sendo uma campanha marcada pela refutação de vários exercícios de futurologia.
A candidatura de Bolsonaro até agora não deu sinais de desidratação, apesar de sua estrutura de campanha, pequena em comparação aos principais rivais, e de sua rejeição recorde, especialmente entre as mulheres. Seu eleitorado segue como o mais consolidado entre todos os candidatos: ele registra 24% das intenções de voto na pesquisa espontânea, e 55% dos seus eleitores afirmam que não pretendem mudar de opinião.
Já a transferência de votos do ex-presidente Lula para Haddad acabou sendo mais veloz e menos desafiadora do que indicavam especialistas. Na região Nordeste, um reduto petista, a preferência pelo ex-prefeito de São Paulo chega a 30% do eleitorado. E a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) não decolou por enquanto, apesar do seu enorme tempo de TV e amplo leque de alianças.
No Datafolha de sexta-feira passada (28/09), Jair Bolsonaro (PSL) aparece isolado com 28% das intenções no levantamento estimulado, embora estagnado em relação à penúltima pesquisa do instituto. Já Haddad vem registrando crescimento constante, e chegou a 22% das intenções de voto. Alckmin permanece com 10%.
São números que indicam uma nova forma de polarização no país: não mais a tradicional entre o PSDB e o PT, mas entre forças antipetistas que convergiram para Bolsonaro e a influência eleitoral do ex-presidente Lula.
Com a estagnação de Alckmin, que aparece por enquanto em quarto lugar nas pesquisas, esta pode ser a primeira vez desde 2002 que o PSDB não vai conseguir chegar ao segundo turno das eleições presidenciais.
O cenário ainda aponta uma polarização combinada com fragmentação. Nunca desde as eleições de 1989, que marcaram a volta do voto direto para presidente, os dois líderes da disputa reuniram tão poucos votos a uma semana da disputa. Juntos, Bolsonaro e Haddad conseguiram atrair por enquanto cerca de 50% dos eleitores.
A outra metade ainda manifesta preferência por outros candidatos, está indecisa ou pretende votar em branco ou nulo. Em 2014, a uma semana do primeiro turno, 65% dos eleitores apontavam preferência pelos dois líderes na disputa.
São esses os números que ainda motivam os candidatos que se apresentam como alternativa a Bolsonaro e Haddad. Atrás nas pesquisas, eles vêm reforçando o discurso que tenta romper com a polarização entre as candidaturas do militar reformado e o ex-ministro petista.
No penúltimo debate entre os presidenciáveis, Ciro Gomes (PDT), Alckmin e Marina Silva (Rede) distribuíram críticas tanto para Haddad quanto Bolsonaro. Marina, por exemplo, disse que "Haddad e Bolsonaro são cabos eleitorais um do outro". A campanha de Alckmin também vem insistindo na tese que um voto para Bolsonaro é um voto para o PT, citando os cenários de segundo turno que apontam que o petista derrotaria o ex-capitão. Nas últimas pesquisas, tanto Ciro, Alckmin e Marina aparecem estagnados ou em tendência de queda.
Nas eleições de 2014, ainda houve espaço para uma virada de última hora: a ex-ministra Marina Silva (então no PSB) começou a semana em segundo lugar, cinco pontos percentuais à frente do tucano Aécio Neves (PSDB). Em poucos dias, no entanto, o tucano acabou sendo beneficiado por uma onda de voto útil e passou para o segundo turno.
"Entramos nos dias da decisão definitiva. Em 2014, 23% decidiram na última semana. Entre os que escolhem algum candidato, há 34% que ainda podem mudar. Na espontânea, são 25% sem candidato", afirmou o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.
Segundo a última pesquisa Ibope, há espaço para mudanças no quadro especialmente entre as mulheres e os eleitores mais jovens, que aparecem entre os grupos mais propensos a rever o voto.
O levantamento estimou que 55% do eleitorado feminino não tem candidato absolutamente definido. Já 65% dos eleitores de 16 a 24 anos apontam que ainda podem mudar de voto. Para o Ibope, o número de eleitores que seguem sem candidato fechado de forma convicta chega a 38%.
"Esse contingente pode mudar muita coisa", disse a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, ao Jornal do Brasil. Ela, no entanto, aponta que o cenário mais provável no momento é mesmo de um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad.
Nesta segunda-feira (01/10), o Ibope deve divulgar mais uma pesquisa presidencial. Na terça-feira, será a vez do Datafolha.
Mesmo que não ocorram surpresas de última hora, o cenário a uma semana das eleições já resultou em uma série acontecimentos inéditos na história dos pleitos presidenciais pós-redemocratização. Nunca, por exemplo, um líder nas pesquisas sofreu tanta rejeição entre o eleitorado. Na ponta dos levantamentos de intenção de voto, Bolsonaro é rejeitado por 46% do eleitorado.
Antes dele, a maior rejeição entre os principais candidatos que dominavam as pesquisas havia sido registrada pelo ex-presidente Lula em 1994. Na ocasião, o petista viu sua popularidade se esfarelar por ter se posicionado contra o Plano Real. Ele registrou 40% de rejeição a poucos dias do primeiro turno.
Outro feito inédito de Bolsonaro foi incentivar a maior disparidade de gênero em torno de uma candidatura competitiva desde a volta das eleições diretas. Segundo o Ibope, Bolsonaro tem 36% das intenções de voto entre os homens e 18% entre as mulheres – uma proporção de dois para um. Nem mesmo em 2014, quando duas mulheres chegaram a liderar a corrida, essa diferença de gênero foi tão acentuada. O eleitorado de Dilma no primeiro turno daquele ano era bastante equilibrado: 47% de homens e 53% de mulheres.
E caso chegue ao segundo turno, Bolsonaro terá rompido com a lógica das coligações partidárias que dominaram os pleitos entre 1989 e 2014. Desde a volta da redemocratização, todos os candidatos que chegaram à segunda rodada haviam fechado alianças com três ou mais partidos – ou ao menos com uma legenda de maior expressão. Bolsonaro só conta com o apoio do inexpressivo PRTB.
Já Haddad, se chegar ao segundo turno, vai ter rompido com todas as tendências registradas nas eleições pós-1998 que contaram com uma segunda rodada. A um mês e meio das eleições, ele amargava 5% no Datafolha. Nos pleitos entre 2002 e 2014, todos os candidatos que chegaram ao segundo turno tinham pelo menos 15% das intenções 45 dias antes do pleito.
Quanto a Alckmin, se o cenário entre Bolsonaro e Haddad prevalecer, sobrará ao tucano se juntar ao time de exceções entre os presidenciáveis que dispunham de maior tempo de TV na campanha. Em apenas duas ocasiões entre 1989 e 2014, o candidato com maior espaço de propaganda saiu derrotado na eleição presidencial: 1989 e 2002. Na primeira eleição da redemocratização, Ulysses Guimarães, que detinha 22 minutos diários na TV, amargou o sexto lugar na disputa. Já José Serra, que dispunha de 41% do espaço em 2002 – quase o dobro de Lula –, pelo menos chegou ao segundo turno.
Jean-Philip Struck/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos