Além das missões jesuíticas, que possuem roteiros incluindo visita a igrejas e monumentos erguidos pelos jesuítas há mais de 400 anos, como pontos de atração, sendo sete deles no Paraguai, oito no Brasil e 15 na Argentina, a presidente da Embratur falou sobre a Itaipu Binacional e o Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Temos muito pontos turísticos que nos unem e podem ser melhor trabalhados”, considerou a Teté Bezerra.
Na avaliação da ministra do Turismo do Parauguai, Sofia Montiel, a promoção conjunta é um caminho natural a ser buscado. Ela reforçou também a necessidade de diminuir as barreiras entre Brasil, Paraguai e Argentina para facilitar cada vez mais o trânsito de turistas em pontos comuns aos três países, citando a tríplice fronteira e a região das Cataratas do Iguaçu como exemplo. “Paraguai e Brasil, em especial, podem e devem estreitar mais suas ações”, reforçou Montiel.
O diplomata Luiz Shmidt, da embaixada brasileira no Paraguai, informou que a derrubada de barreiras entre os três países, não apenas no turismo, mas em diversas outras áreas, continua na pauta do Mercosul e deve ser reforçada na próxima reunião.
Como parte da proposta de ações conjuntas entre Brasil e Paraguai, Teté Bezerra convidou a ministra do Paraguai a participar de uma apresentação que a Embratur fará na WTM Londres, considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo e que será realizada no início do próximo mês de novembro. “Vamos mostrar o Pantanal e seria muito bom contar com a presença da ministra Sofia conosco lá, assim como algum representantes da Bolívia, porque o Pantanal é único e indivisível”, avaliou Teté.
No primeiro semestre desse ano, a Embratur fez uma promoção das Cataratas do Iguaçu em parceria com a Argentina. Em conjuntos, os dois países participaram da Feira ITB, em Shangai, mostrando para centenas de operadores turísticos chineses um dos destinos brasileiros e argentinos mais visitados por turistas estrangeiros. O resultado foi altamente satisfatório. “Existem muitos destinos, muitas rotas, que podem agregar o interesse do turista se for trabalhado em conjunto”, reforçou Teté.
Assessoria de Comunicação da Embratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário