Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

"Ministério Público e Várzea Grande lançam programa de proteção à criança e ao adolescente"

Apresentações culturais como teatro, dança e música visam despertar o interesse para os debates sobre as formas de violência contra a criança, o adolescente e suas consequências.O Ministério Público de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande lançaram o Projeto “Prevenção Começa na Escola”, que visa através de apresentações teatrais, musicais entre outras combater todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes. Os eventos visam estimular o debate dos temas como bullying, violência doméstica, racismo, violência sexual entre outros. “Queremos efetivamente construir um mundo melhor para todos indistintamente, sendo que para isto temos que fazer o enfrentamento dos problemas e não apenas de violência, pois queremos avançar, inclusive na qualidade de vida nas cidades, como a questão ambiental e também despertando a responsabilidade de todos como cidadãos”, disse o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo que juntamente com a prefeita Lucimar Sacre de Campos lançaram, na 'EMEB Emanuel Benedito de Arruda', em Várzea Grande, o programa.A Escola 'Emanuel Benedito de Arruda' de Várzea Grande ganhou prêmio nacional de gestão 2017 do Estado de Mato Grosso pelo desempenho e a capacidade, além do nível de aprendizado dos alunos, mensurado através do IDEB que é concedido pelo Ministério da Educação.
A violência é uma das questões sociais que mais causam preocupação e é abordada como um problema de saúde pública em todo o mundo. Dentre os tipos de Violência Infantil, a Violência Intrafamiliar Infantil é definida como aquela que acontece dentro da família ou até mesmo no lar onde a criança convive cometida por algum parente ou pessoas que tenham função parental, ainda que sem laço de consanguinidade, e pode ser caracterizada de formas diferentes como: física, psicológica, sexual, negligência, o bullying e a pedofilia.
“Um Poder junto com o outro soma esforços no sentido de garantir a proteção de um dos maiores valores da humanidade, que são as crianças e adolescentes”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos na abertura do evento, acompanhada pelo procurador geral de Justiça, Mauro Curvo, pelo procurador da Infância e Adolescência, Paulo Roberto Jorge do Prado e pelos promotores José Mariano e Silvio Alesi Rodrigues.
Lucimar destacou a importância do diálogo sobre as questões que envolvem todos os tipos de violência contra crianças e suas consequências.Para a prefeita é imperativo expandir as ações de prevenção para toda comunidade e incentivar as parcerias com entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada, promovendo a execução dessas políticas, assegurando seus resultados práticos.
Durante a realização do projeto “Prevenção Começa na Escola”, que se inicia na data de hoje e vai até o dia 8 de novembro, 16 escolas municipais de Várzea Grande foram envolvidas, tendo um cronograma pré-estabelecido, onde todas as unidades irão apresentar alguma manifestação artística sobre o tema, que poderá ser: espetáculo teatral, musical ou dança, além da realização de uma palestra para os alunos, proferida por uma autoridade convidada.De acordo com o procurador de Justiça e idealizador do projeto, Paulo Prado, o conceito do “Prevenção Começa na Escola” é aberto aos professores, técnicos da Educação e da Sociedade em geral, que durante toda sua realização poderá receber sugestões e ideias desses segmentos e contribuir para um maior alcance social.
Na etapa municipal, as escolas envolvidas concorrerão entre si com suas apresentações artísticas e as duas finalistas irão se apresentar na etapa final do Projeto, no auditório do Ministério Público em Cuiabá. Prado informou ainda que o projeto conta com a parceria da Cia. de Teatro “Vostraz”, legítima representante várzea-grandense no cenário teatral de Mato Grosso.
“A escola é a grande mola propulsora do conhecimento em todas as áreas e também importante difusor das práticas que irão garantir a cidadania dos estudantes, promovendo seu bem-estar e assegurando seu desenvolvimento em um ambiente sem violência, com igualdade e sem discriminação. Nosso objetivo como instituição permanente dentro do Estado de direito democrático é garantir à criança uma infância sem violência de nenhuma forma”, assegurou Paulo Prado.
A Escola 'Emanuel Benedito de Arruda' foi escolhida por contar com a efetiva participação dos pais de alunos que inclusive promovem aulas de interação com as crianças.
Presente no evento, o senador eleito Jayme Campos, louvou a iniciativa do Ministério Público e lembrou que investir em educação, é investir no futuro da Pátria. Jayme destacou que Várzea Grande vem implementando políticas de parceria na Educação municipal, construindo, reformando e entregando escolas e creches ao longo da administração da prefeita Lucimar. O senador eleito cumprimentou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis pela atuação frente à pasta, apontando as obras de reformas de 21 escolas que estão em andamento e a construção de 16 Centros de Educação Infantil – creches, que ao todo ofertarão mais 6 mil vagas na rede municipal e serão entregues ao longo da gestão.“A gestão moderna implementada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos coloca Várzea Grande na vanguarda das parcerias, pois as mesmas fortalecem o crescimento socioeconômico da cidade e de sua população assegurando assim a verdadeira participação da democracia, pois não existe democracia com exclusão, mas sim com inclusão e a participação de todos”, disse o senador eleito.
Para o secretário Silvio Fidelis, os efeitos da exposição à Violência Infantil podem ser observados nas funções cognitivas e emocionais, na dinâmica escolar e social, com sintomas mais frequentes que podem ser detectados pela falta de motivação, isolamento, ansiedade, comportamento agressivo, depressão, baixo desempenho e evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, pouco aproveitamento, repetência e até a necessidade de educação especial. “Neste sentido, o projeto se torna importante por trazer para a escola esse debate que irá contribuir para o melhoramento da relação entre estudantes, família e comunidade”, ressaltou.
Por: Fred Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos