“A estratégia envolve desde decisões do que fazer até do que não fazer. Ela rege um conceito central, mas é de fundamental importância que isso se desdobre. Estratégia é mexer com as partes interessadas. Olhar para os atores envolvidos [os stakeholders] e que serão impactados. Isto engloba clientes, colaboradores, investidores e comunidade. Ou seja, ela é o modo pelo qual uma empresa procura alcançar sua visão, ao gerar e manter vantagens competitivas duradouras”, ressalta.
Vianna relembra que a evolução da gestão estratégica vem acompanhando o decorrer dos tempos e cenários globais. “Existiu a ‘era da produção’ em 1929; a ‘era da produtividade’ na década de 1930; a ‘era da qualidade’ de 1940 até 1960; a ‘era do planejamento e posicionamento estratégico’ em 1970 e 1980; a ‘era da execução de estratégias’ entre 1990 e 2000; até chegar em nosso momento atual, de 2000 em diante, a ‘era do crescimento sustentável’”, comenta.
GESTÃO ESTRATÉGICA – Neste viés, o professor reforça a importância das empresas definirem com clareza seus objetivos estratégicos. “Eles devem ser correlacionados, desafiadores e alcançáveis. É preciso focar a atenção de todos na essência da estratégia, permanecer estável ao longo do tempo que envolve, definir ‘o que deve ser feito’ e não ‘como deve ser feito’ – afinal, o ‘como’ é apresentado nas ações e com prazos –, e mensurar em termos de resultados”, diz.
Para a concretização desse propósito, Vianna alerta para a implementação de indicadores e metas estratégicas. “Os indicadores mostram a relação entre os objetivos estratégicos e são um teste permanente da validade da estratégia – ao medir ou acompanhar tal processo. Já, as metas determinam o grau de esforço necessário para atingir o objetivo estratégico. Juntos, possibilitam o estabelecimento de iniciativas estratégicas – com projetos e ações-chave para que o destino seja alcançado”, finaliza.
FUNDAÇÃO DOM CABRAL – Considerada a 12ª melhor escola de negócios do mundo em 2018 pelo jornal britânico Financial Times, a Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte em 1976 e tem como missão a educação executiva, com atividades no Brasil e no exterior. Em Mato Grosso seu associado é o Grupo Valure, consultoria em Gestão e Liderança há quase 20 anos.
Entre as atividades desenvolvidas pela FDC no Estado consta o programa Parceiros para a Excelência (Paex) – em que Alexandre Vianna é orientador técnico – e o programa de especialização em Gestão de Negócios, que irá ganhar sua quarta turma no dia 17 de maio de 2019 em Cuiabá. Mais informações pelo site http://www.grupovalure.com.br/ ou pelo telefone (65) 3318-2600.
ZF PRESS
Nenhum comentário:
Postar um comentário