Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

"OPINIÃO: Eleitor, o grande vencedor da festa da democracia"

Ator principal no processo eleitoral, o cidadão brasileiro é o grande vencedor do primeiro turno das eleições, realizado neste domingo (7). Exercendo seu direito ao voto, ele foi às urnas, fez suas escolhas e definiu quem serão seus representantes nos governos estaduais, nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e em 2/3 do Senado. Impôs derrotas acachapantes, renovou na medida de sua vontade e deixou claro suas prioridades mais imediatas. Mas, para o eleitor de Mato Grosso, em um dos cargos a disputa não acabou. Trata-se da presidência da República, cargo maior da nossa democracia, cujas instituições foram fortalecidas neste domingo. Ao longo das próximas três semanas, dois candidatos disputarão a preferência de um eleitorado cada vez mais cidadão, mas cada vez mais polarizado.
Seja qual for o resultado do dia 28 de outubro, caberá ao próximo ocupante do Palácio do Planalto unir novamente o país, fracionado, dividido entre projetos, sexo, gênero, religião, região e raça. Mais do que qualquer outra demanda da nossa sociedade, expressa nas urnas, esta será a grande missão daquele que usará a faixa presidencial em 1º de janeiro de 2019.
Neste processo, de reunião e de fortalecimento da nossa democracia, cabe aos políticos, vencedores e vencidos, o respeito à soberana decisão popular, depositada nas urnas. A soberania é inalienável e indivisível e, ao lado da expressão “popular”, está gravada em nossa constituição, que coincidentemente na última semana completou 30 anos.
Votar é um exercício de cidadania, fiscalizar os eleitos também. E este é o papel que cabe aos eleitores em relação aos já definidos neste domingo e ao que será definido no próximo dia 28. Fiscalizar significa acompanhar a atuação política dos eleitos, cobrar soluções, apontar alternativas e manter latente sua vontade. Só assim teremos uma democracia plena, sonhada e buscada por aqueles que foram às ruas sempre que chamados, por aqueles que construíram nossa constituição e por aqueles que depositaram sua opinião, seus desejos e suas esperanças nas urnas espalhadas pelo nosso Brasil.
Leonardo Campos é presidente da OAB-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos